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Escola de Tires teme concorrência desleal e quer ver contrato de Cascais com a TAP

O diretor executivo da IFA, José Madeira, quer saber se as condições do acordo configuram, ou não, concorrência desleal para garantir que não se repetirá “o absurdo que sucedeu quando se neutralizou no passado um hangar em espaço Ar para albergar dois simuladores da TAP”.

A TAP, que está a ser alvo de um processo de reprivatização, teve lucros recorde nos primeiros nove meses do ano.
Miguel Baltazar
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 09 de Abril de 2024 às 13:11

A IFA - International Flight Academy vai pedir à autarquia de Cascais o documento que reflete o acordo anunciado esta terça-feira com a TAP  para expansão das instalações da transportadora aérea no aeródromo de Tires.


O  diretor executivo da escola de formação de pilotos e tripulantes, José Madeira, considera que é fundamental conhecer os pormenores do protocolo assinado entre a autarquia e a TAP por duas razões que podem comprometer a "aparente bondade" do projeto agora iniciado. 

"O conhecimento dos exatos termos do protocolo permitirá entender que tipo de formação a TAP irá prestar no aeródromo municipal de Cascais e que condições a empresa terá para essa formação", começou por apontar. Isto porque "se forem formações internas à TAP vemos a situação com bons olhos. Se forem formações externas a alunos iniciais, a Câmara de Cascais poderá estar a dar condições preferenciais a uma empresa que poderão configurar concorrência desleal, dado que no aeródromo de Cascais existem outras empresas que se dedicam à mesma atividade de formação, pagando à Câmara Municipal de Cascais, como é o caso da IFA, todo e qualquer serviço que seja necessário para a sua atividade", acrescenta. 

Além disso, segundo o comunicado emitido pela IFA, a necessidade de conhecer os termos do acordo é ainda reforçada, de acordo com José Madeira, para certificar que não se repetirá "o absurdo que sucedeu quando se neutralizou no passado um hangar em espaço Ar para albergar dois simuladores da TAP". 

"Na Europa e no mundo devem existir muito poucos exemplos de hangares dedicados a simuladores de voo a ocupar espaço nobre para a atividade aérea. Normalmente, os simuladores estão em espaço Terra, porque não necessitam de acesso à área de movimento de um aeródromo. O erro cometido no passado afetou grandemente a atividade da aviação ligeira em Cascais, o que esperamos seja acautelado desta vez", conclui o diretor executivo da IFA.

Como foi noticiado esta terça-feira, a TAP e a Câmara de Cascais assinaram um acordo para a expansão do centro de treino da companhia no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, São Domingos de Rama.


O alargamento da infraestrutura implicará - numa primeira fase - a instalação de um novo simulador para Airbus 320, que se vai juntar aos dois já existentes (Airbus A320 e A330). Num segundo momento, poderão ser instalados mais quatro simuladores, dependendo de parcerias com entidades terceiras, para um total de sete.


A expansão do centro de treino concretiza a ambição de criar em Tires um polo universitário e de formação profissional na aviação, indica um comunicado enviado esta manhã pela TAP às redações.
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