Notícia
Dívida de Angola à TAP sobe para 70 milhões
A companhia aérea portuguesa recebe apenas uma pequena parte dos 5 a 6 milhões de euros que factura por mês com a rota entre Lisboa e Luanda.
A dívida acumulada de Angola à TAP já supera os 70 milhões de euros, uma vez que a companhia aérea portuguesa apenas consegue receber uma pequena parte dos 6 a 7 milhões que factura por mês com a rota para a este país africano.
A notícia é avançada pelo Público, que dá conta que a operação em Angola foi reduzida ao mínimo, com os pagamentos residuais que vão sendo feitos a alimentarem a esperança que não se repita a situação crítica verificada na Venezuela.
A dívida de Angola à TAP cresceu cerca de 20 milhões de euros em três meses, sendo que a TAP já reduziu o número de voos semanais entre Lisboa e Luanda para sete, face aos 10 anteriores.
A administração da empresa está a equacionar medidas mais drásticas, mas segundo o Público tem sido pressionada pelo Governo a manter um mínimo de frequências para garantir que a comunidade portuguesa e as relações diplomáticas entre os dois países não saem prejudicadas.
Segundo a mesma fonte, o Governo tem tentado resolver o problema junto das autoridades angolanas, pedindo que acelerem os pagamentos à TAP, mas as negociações diplomáticas não têm surtido efeito até aqui.