Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Decisão sobre "Portela+1" será tomada em 2017

O Governo compromete-se a apresentar no próximo ano a solução para o aumento da capacidade aeroportuária em Lisboa. O ano de 2017 marcará ainda a implementação do plano estratégico da TAP.

Bloomberg
14 de Outubro de 2016 às 22:36
  • 2
  • ...

O Governo garante que no próximo ano será apresentada a solução para o desenvolvimento da capacidade aeroportuária futura na área metropolitana de Lisboa, sendo que a solução mais estudada tem sido a "Portela+1", que passa pela actual base aérea do Montijo.


No relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2017, o Governo sublinha que essa solução pretende "assegurar uma gestão eficiente e sustentada em termos operacionais e económicos do crescimento estimado de tráfego para a procura aeroportuária de Lisboa.


O contrato de concessão assinado entre o Estado e o grupo Vinci (dono da ANA) determina que as negociações para debater a melhor solução se iniciam quando se atingir o patamar dos 22 milhões de passageiros anuais no aeroporto de Lisboa.


Em 2015 o aeroporto de Lisboa bateu os 20 milhões de passageiros transportados, uma barreira que veio acelerar a necessidade de definição de uma solução para o aumento da capacidade em Lisboa.


No que concerne ao transporte aeroportuário de passageiros, segundo é referido, o ano de 2017 marcará "a implementação do plano estratégico da TAP, o qual se iniciou já em 2016, em função da assinatura do acordo de compra e venda de acções desta transportadora nacional, entre o Governo e os accionistas privados".


No que diz respeita às políticas do Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas, relativamente ao sector rodoviário o Governo assume a intenção de dar em 2017 continuidade ao plano estabelecido em 2016, de concretizar intervenções prioritárias para a rodovia de proximidade, privilegiando a requalificação infraestrutural e o aumento das condições de circulação de veículos e peões.


As intervenções prioritárias, refere, serão direccionadas para a execução de obras de conservação preventiva e de segurança, nomeadamente em pontes e viadutos.
Ver comentários
Saber mais aviação ANA TAP Orçamento do Estado para 2017
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio