Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência já aprovou venda da TAP

A Autoridade da Concorrência já deu luz verde à compra da TAP por parte do consórcio Atlantic Gateway. A informação foi revelada pelo presidente da entidade ao Diário Económico e pelo consórcio ao jornal Público.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 17 de Setembro de 2015 às 09:04
  • 6
  • ...

"A AdC emitiu ontem mesmo [anteontem], dia 15 de Setembro, um projecto de decisão de não oposição a esta operação de concentração, porque esta é uma operação que não suscita preocupações concorrenciais", afirmou António Ferreira Gomes, presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), ao Diário Económico.

 

"Nenhuma das partes adquirentes de controlo sobre a TAP tem actividade nas rotas em que está presente a TAP", acrescentou, adiantando que "não existe o risco de estarmos a eliminar concorrência potencial sobre a TAP nas rotas para o Brasil."

 

O consórcio que venceu a privatização da TAP já recebeu a notificação do regulador, revelou ao Público Bruno Fialho, representante do consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa.

 

O investimento do empresário norte-americano David Neeleman, que ganhou com o português Humberto Pedrosa a compra de 61% da TAP, na companhia aérea portuguesa feito pode chegar aos 800 milhões de euros, revelou o responsável durante a cerimónia de assinatura do contrato de compra em Junho.

 

No âmbito da proposta que o consórcio Gateway apresentou, o investimento seria na ordem dos 600 milhões, dos quais 345 milhões em capital permanente e outros 250 milhões em financiamento para a compra de novas aeronaves.

 

De acordo com Neeleman, além de trazer capital o consórcio vai comprar 53 novos aviões no mínimo. Mas esse número "pode ser bem maior", afirmou.

Ver comentários
Saber mais TAP António Ferreira Gomes Atlantic Gateway Autoridade da Concorrência David Neeleman Humberto Pedrosa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio