Notícia
Boeing vai ultrapassar Airbus
Pela primeira vez desde a última década, a Boeing prepara-se para ultrapassar a Airbus na entrega de aviões de passageiros, devido ao aumento da produção do seu 787 Dreamliner, depois de anos de atraso.
Quatro analistas estimaram que as entregas de passageiros da Boeing vão exceder as da Airbus em 2012, acrescentando que a companhia americana irá manter a liderança até pelo menos 2015, de acordo com o Financial Times.
Os dois fabricantes aumentaram significativamente a produção de aviões em resposta ao aumento da procura, algo que se prevê que venha a ter reflexo nos retornos dos seus accionistas.
Contudo, os dois grupos enfrentam agora a dúvida de até quanto vão conseguir aguentar os seus altos níveis de produção. Nick Cunningham, analista da Agency Partners, prevê que a produção dos dois fabricantes sofra cortes depois de 2015.
“A procura por aviões já atingiu, ou está prestes a atingir o seu auge para a Airbus e para a Boeing, e a história diz-nos que o pico nas entregas vai manter-se por 2 ou 3 anos”, afirmou Nick Cunningham.
É esperado que a Boeing tenha realizado cerca de 600 voos em 2012, contra os 580 da Airbus, segundo estimativas de entregas de voos. Este ano marca a primeira vez que a Boeing passa a Airbus desde 2002, algo que era muito comum dos anos 80 até ao final do século XX.