Notícia
ANA vai avaliar se Montijo terá operações de carga aérea
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas diz que está por definir se as operações de carga aérea ficarão concentradas no aeroporto Humberto Delgado ou se serão partilhadas pelas duas infra-estruturas.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta quarta-feira, 1 de Março, no Parlamento que ainda não está definido se haverá operações de carga aérea no futuro aeroporto complementar do Montijo.
"É bem provável que boa parte da operação de carga permaneça no aeroporto Humberto Delgado", afirmou o ministro, assinalando que a ANA - Aeroportos de Portugal irá agora avaliar se, por razões de eficiência, essa operação fica apenas no actual aeroporto ou "se será partilhado nas duas infra-estruturas".
No âmbito da proposta que a ANA deve apresentar ao Estado para o aumento de capacidade aeroportuária em Lisboa, a concessionária "deve propor a alteração do plano estratégico e há-de incluir esta dimensão", explicou Pedro Marques.
Ouvido na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Pedro Marques garantiu que na decisão sobre a extensão da aeroporto de Lisboa para o Montijo o Governo quer consensos.
O ministro afirmou que o Executivo reuniu com todos os partidos sobre esta matéria, e que tanto o Conselho Superior de Obras Públicas como a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP) vão estar envolvidos na discussão sobre o novo aeroporto.