Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ANA saúda solução para o aeroporto e prevê negociar com o governo no início de 2023

“É melhor esta solução do que nenhuma”, disse José Luís Arnaut nesta terça-feira. CEO da TAP diz que a companhia será um “parceiro em qualquer solução” mas quer que a companhia tenha “voz” no processo.

Os proveitos das taxas reguladas nos aeroportos do grupo de Lisboa em 2021 ultrapassaram os 190 milhões de euros.
Miguel Baltazar
27 de Setembro de 2022 às 17:41
  • 1
  • ...
O presidente da gestora dos aeroportos nacionais aplaude o entendimento entre António Costa e Luís Montenegro para a metodologia a usar para a nova infraestrutura para a região de Lisboa. 

Na Cimeira do Turismo, José Luís Arnaut manifestou esperança que "por fim haja uma solução", afirmou que "é melhor esta solução que nenhuma", e assegurou que a ANA "saúda vivamente a iniciativa do governo e da oposição em convergir na metodologia". "Vamos acreditar que vai funcionar", disse.

O contrato de concessão assinado com o Estado prevê que verificados um conjunto de parâmetros ligados ao número de voos, slots e passageiros no aeroporto da Portela, a ANA tem de apresentar ao governo uma solução no prazo de três anos, e que se no final desse prazo não for possível encontrar um entendimento, o executivo tem mais 12 meses para propor à ANA um novo projeto de aeroporto – prazos que a gestora não quer atingir. "Na última solução, que foi cancelada, fizemos isso em seis meses", lembrou.

Com o aeroporto a trabalhar a 87% dos níveis de 2019, Arnaut prevê que esses pressupostos sejam atingidos no final do ano ou início de 2023.

TAP quer "ter voz"

Também a presidente executiva da TAP manifestou a importância de se avançar com uma nova infraestrutura. "Seria muito bom ter um aeroporto com mais capacidade", afirmou Christine Ourmiéres-Widener num debate com Arnaut no mesmo evento, no qual acrescentou que a transportadora aérea "será parceira em qualquer solução",

A CEO manifestou ainda a esperança que a TAP "tenha voz" no processo de decisão, revelando que a empresa está a dar ao governo "muita informação operacional sobre como a nova infraestrutura deve funcionar".

Ourmiéres-Widener lembrou no entanto que para além do futuro também há que acautelar o presente da infraestrutura que neste verão este sobrecarregada, como demonstraram múltiplos vídeos partilhados por passageiros nas redes sociais: "há que melhorar a situação no aeroporto, não estamos a falar só só acerca de crescimento, mas acerca da experiência dos passageiros".

São melhorias possíveis para o próximo verão, admitiu José Luís Arnaut, mas que não são estruturais, permitindo apenas a melhoria de eficiência da Portela.
Ver comentários
Saber mais José Luís Arnaut TAP ANA Luís Montenegro António Costa Christine Ourmiéres-Widener aeroporto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio