Notícia
Alitalia será nacionalizada em junho
A companhia aérea italiana viu as receitas caírem 87,5% desde o início do ano e entraria em falência.
O governo italiano vai assumir em junho o controlo total da Alitalia, anunciou esta quinta-feira o ministro da Indústria, Stefano Patuanelli, indicando que esta é a única forma de evitar a falência da companhia aérea transalpina.
Desde maio de 2017 que a Alitalia é gerida por administradores nomeados pelo Estado italiano e enfrentava profundos problemas financeiros, que se agravaram drasticamente com a crise da pandemia de covid-19. Existiam planos para privatizar a participação estatal na empresa, mas esse cenário deixou de ser viável.
As receitas da companhia aérea caíram 87,5% este ano e a nacionalização total é a única forma de impedir a falência, referiu o ministro durante uma audição parlamentar.
Patuanelli revelou que o governo italiano vai criar uma nova empresa no início de junho que assumirá 100% do capital da companhia aérea.
"A nova Alitalia irá começar com uma frota de mais de 90 aviões, o que compara com os atuais 113", disse, negando notícias que apontavam para uma redução da frota da companhia aérea para apenas 30 aeronaves.