Notícia
Aeroportos: Tecnologia portuguesa "non-stop" mostra-se em Amesterdão
A solução-conceito desenvolvida pela portuguesa Vision-Box quer reduzir o tempo despendido pelos passageiros nos aeroportos durante os procedimentos de controlo, garantindo ao mesmo tempo os padrões de segurança.
A empresa portuguesa Vision-Box está a testar em Amesterdão, durante a mostra sectorial Passenger Terminal Expo, uma tecnologia que pretende reduzir o número de paragens dos passageiros durante os processos de controlo nos aeroportos.
O conceito Seamless Gateway apresenta-se como o "primeiro sistema sem contacto e de identificação biométrica através da face", que contribui para reduzir a quantidade de paragens do viajante em locais de controlo, nomeadamente com as autoridades fronteiriças.
A identificação é feita em poucos segundos através de reconhecimento facial e enquanto o passageiro se desloca. O próprio sistema disponibiliza, se necessário, meios alternativos de identificação, adaptando-se às necessidades de cada passageiro.
Em comunicado enviado às redacções, a Vision-Box assegura a interoperabilidade deste sistema de forma a garantir procedimentos de segurança elevados e proporcionando ao utilizador uma nova experiência durante a viagem.
A tecnologia desenvolvida pela empresa sediada em Carnaxide captura imagens de cada passageiro durante os procedimentos de chegada e faz corresponder esses elementos aos seus dados de identificação biométricos e biográficos.
Os elementos relativos ao passageiro ficam desta forma disponíveis para interligação com as bases de dados do aeroporto, da companhia aérea e dos serviços de imigração, sem necessidade de mais contactos.
Segundo o comunicado, a Vision-Box gere mais de 1300 soluções de controlo automatizado de fronteiras em mais de 70 aeroportos internacionais e dispõe de mais de quatro mil sistemas electrónicos de identificação implementados pelo mundo.