Notícia
Representantes da Altice reúnem-se quinta-feira com o sindicato da PT
Representantes da Altice vão reunir quinta-feira, dia 19 de Março, com o sindicato que representa a os trabalhadores da PT. O plano estratégico a implementar na PT Portugal e a necessidade de redução de efectivos serão alguns dos temas discutidos no encontro.
A Altice agendou para quinta-feira, dia 19 de Março, uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT). Durante o encontro serão debatidos temas como o plano estratégico a implementrar quando a PT Portugal for adquirida pelos franceses ou a necessidade de redução de efectivo, segundo um comunicado enviado esta quarte-feira pleo sindicato.
"Após a decisão da assembleia-geral de accionistas do dia 22 de Dezembro de 2014 que resultou na venda da PT Portugal à Altice, em 27 de Dezembro, a direção do STPT considerou necessário e importante solicitar uma reunião com o CEO da Altice, Dexter Goei, para dar continuidade ao diálogo e aos esclarecimentos iniciados com a entrega de documentação da nossa iniciativa na reunião de 18 de Dezembro, com várias questões, a que a Altice respondeu por escrito!", explica Jorge Felix, responsável do sindicato.
Contudo, o responsável do STPT considera "importante que os responsáveis pela Altice esclareçam claramente a sua forma de actuar em caso de necessidade de redução de efectivos, o que não aconteceu até agora nos esclarecimentos que nos têm dado", lamenta.
O STPT também entende que o projeto Pan-Europeu defendido pela Altice não esclareceu por completo o enquadramento da PT Portugal no Grupo, "nomeadamente quanto à autonomia e localização do centro de decisão da PT Portugal, bem como a sua continuidade como empresa cotada em bolsa como sucedeu enquanto empresa do Grupo PT".
Nas reuniões que o STPT teve com os reguladores AdC e Anacom "ficou claro que a detenção pela Altice da Cabovisão e da Oni, em conjugação com a PT Portugal, gerará situações de posição dominante que terão de ser resolvidas, sendo evidente que a melhor solução seria a hipótese de venda destes activos a outros operadores". "Pretendemos por isso saber qual a posição dos responsáveis da Altice sobre se tal solução poderá ser aceite", acrescenta Jorge Felix no mesmo documento.
O sindicato que represente aos trabalhadores da dona do Meo deixa ainda uma palavra à actuação do Governo neste processo: "Também em reunião com o Ministro da Economia, o STPT sabendo da posição de princípio definido pelo Governo, "da não interferência directa nas decisões do negócio da compra da PT", não deixamos no entanto de considerar relevante se, "depois de uma negociação entre a Altice e os sindicatos, resultar uma Declaração e Memorando de Princípios e Compromissos entre a Altice e os sindicatos", a sua subscrição deverá ser feita pelas partes com a presença de representantes do Ministério da Economia em nome do Governo, dando a esse acordo/documento a responsabilidade e dignidade adequadasa projecto empresarial de telecomunicações tão importante para a economia do País, para os trabalhadores e para a qualidade do serviço prestado aos cidadãos".
Esta ideia, que teve a aceitação do Ministro da Economia segundo o STPT, torna "necessário agora saber se obterá o acordo e aceitação dos representantes da Altice".
Jorge Felix lembra ainda que os representantes da Altice já aceitaram do STPT várias propostas de compromissos e entendimento que a "direcção releva no respeito pelos princípios da boa-fé negocial, nomeadamente quando o CEO da Altice se compromete "a privilegiar soluções negociadas e acordadas com os sindicatos e os trabalhadores, acrescentando que estão futuramente empenhados em manter um diálogo activo."
A reunião com os representantes da Altice está marcada para quinta-feira, às 15h45, no Hotel Sheraton, em Lisboa.