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Receitas dos serviços móveis caem 10% no segundo trimestre

Os portugueses estão a mudar os seus planos pré-pago de telemóveis, para ofertas combinadas, com o aumento de pacotes lançados pelos operadores.

Bruno Simão/Negócios
28 de Agosto de 2014 às 15:46
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O volume de receitas acumuladas dos serviços a clientes, no segundo trimestre, ascendeu a cerca de 911 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 10,3% face ao período homólogo, de acordo com os dados da Anacom.

 

O regulador de telecomunicações, liderado por Fátima Barros, explicou, em comunicado, que "se continua a registar a migração de assinantes de planos pré-pagos para planos combinados/híbridos e, em menor número, para planos pós-pagos, nomeadamente associados a ofertas multiple play que integram serviços fixos e móveis".

 

A Anacom refere que "cerca de 16% dos clientes residenciais do serviço telefónico móvel aderiram a este tipo de ofertas".

 

A penetração do serviço móvel ascendeu a 155,7 por 100 habitantes, enquanto a taxa de penetração das estações móveis com utilização efectiva foi de 122,4 por 100 habitantes.

 

Os utilizadores efectivos de serviços típicos da banda larga móvel foram cerca de 4,4 milhões, registando uma quebra de 4,5% face ao trimestre anterior, já quando comparado com o homólogo registou-se um crescimento de 7,6%.

 

A Anacom explica que "o crescimento verificado em termos homólogos deve-se ao acesso à Internet através do telemóvel, nomeadamente à opção por tarifários que integram voz e dados móveis e à crescente utilização de smartphones".

 

Quanto ao volume de minutos de conversação originados nas redes móveis, o regulador registou um aumento de 3,1% face ao primeiro trimestre e 7,8% em comparação com o período homólogo.

 

A justificação prende-se com o acréscimo "do tráfego off-net, na sequência da introdução de ofertas com chamadas 'ilimitadas' e da eliminação da diferenciação tarifária on-net/off-net, nomeadamente nas ofertas em pacote".

 

No segundo trimestre verificou-se uma quebra no número de mensagens escritas enviadas.

 

Assim, os utilizadores do serviço de mensagens curtas enviaram menos 11,9% de mensagens face ao período homólogo. "O abrandamento registado nos últimos trimestres deve-se ao aparecimento de formas de comunicação alternativas", conclui.

 

O número de utilizadores dos serviços de mensagens multimédia (MMS), mobile TV e videochamadas continua relativamente baixo, de acordo com o regulador.

 

O tráfego registado no período em análise, apresenta decréscimos face ao trimestre homólogo (menos 8,4% no caso do MMS e menos 36,1% no serviço mobile TV), com excepção do serviço de videochamada que teve um aumento de 24,7 e 20,6% no número de videochamadas e no volume de tráfego, respetivamente.

 

"Esta evolução dever-se-á ao aumento de equipamentos compatíveis com este serviço e a sua integração gratuita nas ofertas tarifárias", detalhou a mesma fonte.

 

A descida dos preços do roaming parece já estar a ter efeitos. E no segundo trimestre, o tráfego de roaming out, exceptuando o envio de mensagens, aumentou em relação ao período homólogo, em particular o de Internet. O tráfego de roaming in também aumentou. Em comparação com o período homólogo, destaca-se o acréscimo do tráfego de Internet.

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