Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Operadora de telecomunicações russa paga 714 milhões de euros por corrupção

A VimpelCom vai pagar 795 milhões de dólares (714 milhões de euros) às autoridades norte-americanas e holandesas. A operadora de telecomunicações russa admitiu ter subornado entidades do Governo do Uzbequistão.

Bruno Simão/Negócios
19 de Fevereiro de 2016 às 11:55
  • ...

As autoridades norte-americanas e holandesas condenaram a VimpelCom ao pagamento de 795 milhões de dólares (714 milhões de euros) devido ao suborno de entidades governamentais do Uzbequistão para entrar no mercado do país e garantir licenças, escreve na quinta-feira, 18 de Fevereiro, o Financial Times.

 

A VimpelCom, que é a sexta maior operadora de telecomunicações do mundo, admitiu as irregularidades e concordou com o pagamento da multa.

 

A subsidiária da VimpelCom no Uzbequistão, a Unitel, confessou-se culpada por violar a Foreign Corrupt Practices Act (lei norte-americana que visa combater a corrupção internacional) ao pagar 114 milhões de dólares (102,5 milhões de euros) em subornos ao representante do Governo uzbeque.

 

O Departamento de Justiça norte-americano diz que os subornos pagos entre 2006 e 2012 deram à VimpelCom a entrada no mercado do Uzbequistão e permitiram que obtivesse licenças para instalar redes 3G e 4G no país que geraram uma receita de 2,5 mil milhões de dólares (2,24 mil milhões de euros) em receitas.

 

Alegadamente, quem recebeu os subornos da VimpelCom foi Gulnara Karimova, a filha do Presidente uzbeque Islam Karimov. Segundo o Financial Times, o nome de Gulnara Karimova nunca é referido no processo, não tendo sido formalmente acusada.

 

Já no ano passado, a polícia norueguesa prendeu Jo Lunder, antigo presidente executivo da VimpelCom sob suspeitas de corrupção relacionadas com este caso no Uzbequistão.

Ver comentários
Saber mais VimpelCom Uzbequistão corrupção telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio