Notícia
Oi aumenta dívida líquida em 58,3% nos primeiros nove meses
A PT Portugal, subsidiária da Oi, reduziu a sua contribuição líquida para a dívida da operadora de telecomunicações brasileira, no terceiro trimestre do ano, em quase 10%. No total, a Oi aumentou a sua dívida até Setembro.
A dívida líquida da Oi, aumentou 58,3% nos primeiros nove meses, face ao período homólogo para os 47.799 milhões de reais. Este valor compara com os 46,2 mil milhões de reais registados em Junho.
No terceiro trimestre, a Oi explica que registou 51.604 milhões de reais de dívida bruta consolidada, um aumento de 51,5% quando comparado ao mesmo trimestre do ano passado, visto que no período homólogo, a PT Portugal ainda não era uma subsidiária da Oi e, portanto, sua dívida não estava incluída no balanço patrimonial consolidado da operadora.
No trimestre, a PT Portugal contribuiu com 18,3 mil milhões para a dívida bruta consolidada, uma redução de 8,9% em relação ao trimestre anterior. A Oi sublinha que "este valor inclui um impacto apenas contabilístico de 476 milhões de reais, relacionado à variação cambial de sua dívida em euros. Considerando a manutenção da taxa de câmbio no final do segundo trimestre, a redução da dívida da subsidiária portuguesa teria sido de 11,3%.
A tentativa de redução da dívida tem sido uma das preocupações da Oi e muitos analistas justificam a venda de activos, com esta necessidade.