Notícia
Meo e Nos obrigadas a negociar com Nowo para transmitir Champions e liga espanhola
A Nowo adquiriu os direitos de licenciamento da Liga dos Campeões e da liga espanhola em exclusivo, tendo agora que negociar com as restantes operadoras.
A entrada da Eleven Sports no mercado português promete alterar de forma substancial o negócio da transmissão dos jogos de futebol internacionais em Portugal já a partir da próxima época. A companhia adquiriu os direitos de transmissão televisiva da Liga dos Campeões e da liga espanhola de futebol para Portugal por três temporadas.
Ainda é cedo para dizer ao certo as implicações que estas alterações vão ter para os telespectadores portugueses, que até aqui assistiam a estes conteúdos na SportTV.
Mas ao nível das operadoras já há uma certeza. A Nos, a Meo e a Vodafone, se quiserem continuar a oferecer aos seus clientes a possibilidade de subscreverem um canal premium com a oferta dos jogos da Champions e da liga espanhola, terão que se sentar à mesa das negociações com a Nowo.
A ex-Cabovisão anunciou na quarta-feira que "fechou um acordo de licenciamento de conteúdos com a Eleven Sports, o que permite à Nowo distribuir os canais da Eleven Sports, garantindo o acesso dos fãs à acção premium".
O Negócios apurou que este acordo garante à Nowo, em exclusivo, os direitos de licenciamento sobre estes conteúdos. Apesar de em Portugal ter uma quota de mercado inferior a 10%, a Nowo tem agora nas mãos dois dos principais conteúdos premium de futebol que, por sua vez, são dos que geram maiores audiências.
Foi o que aconteceu, por exemplo, quando a Nos fechou um acordo com o Benfica e teve que negociar os direitos da Benfica TV com as restantes operadoras.
Resta saber em que moldes e com que impacto vão decorrer as negociações entre a Nowo e as outras operadores, partindo do princípio que estas estão interessadas. E também se as negociações vão implicar um acordo para a transmissão nestas operadoras do canal da Eleven Sports.
Certo é que a Meo e a Nos (cada uma delas com quotas de mercado a rondar os 40% em Portugal), são accionistas de referência da Sport TV, canal que na próxima época já não vai transmitir todos os jogos da Champions e da liga espanhola. E que este negócio representa mais um episódio da "guerra" pelos conteúdos desportivos em Portugal, que tem já vários episódios.
Sport TV perde "monopólio"
A Sport TV sofre o maior impacto da compra dos direitos da Liga dos Campeões e da liga espanhola pela Eleven Sports, perdendo o "monopólio" da transmissão das principais provas de futebol.
Actualmente, além daquelas duas competições a Sport TV conta também no seu portefólio com as ligas inglesa, italiana, francesa e alemã. Ou seja, até aqui a Sport TV detinha os direitos de todos os principais campeonatos de futebol.
Segundo apurou o Expresso junto de um accionista da Sport TV, este canal não renovou os direitos de transmissão da liga espanhola e da Champions devido ao preço incomportável destes produtos para estações portuguesas.
A mesma fonte revela que tal não significa que a Sport TV não venha a adquirir direitos de transmissão de alguns dos jogos dos pacotes globais destas duas competições.
O facto de a partir da próxima época os jogos da Liga dos Campeões passarem a ser transmitidos em dois horários diferentes (18:00 e 20:00) e o custo unitário de 250 mil euros funcionaram como elemento dissuasor para a Sport TV, que teria dificuldade em rentabilizar o investimento nos jogos transmitidos às 18:00.
Resta também saber se estas alterações se vão reflectir na política de preços da Sport TV no que aos pacotes destinados aos clientes diz respeito.
Actualmente, o pacote Sport TV Premium tem um custo mensal de 23,99 euros para clientes das operadoras Meo, Nos e Nowo e um custo de 24,49 euros para clientes Vodafone.
Passo "muito importante" para a Nowo
Miguel Venâncio, CEO da Nowo, refere em comunicado que "este é um passo muito importante de afirmação da Nowo no sector do desporto e que nos torna um player decisivo no mercado nacional, permitindo que todos os adeptos portugueses acedam a fantásticos conteúdos desportivos".
O contrato que envolve a UEFA Champions League contempla 138 jogos por temporada, desde a fase final de qualificação até à final da prova e passando pela fase de grupos. O acordo que envolve a LaLiga inclui todos os jogos da primeira divisão da Liga Espanhola.
De acordo com os dados de 2017, a Nowo (ex-Cabovisão) fechou o ano passado com uma quota de mercado de 4,8% tendo em conta o número de subscritores com pacote multiplay. A Meo tinha uma quota de 40,1% e a Nos 38%. Tendo em conta outros critérios para medir a quota de mercado, a Nowo nunca chega aos dois dígitos.