Notícia
Lucros da Sonaecom recuam 89,6% no semestre
A empresa do grupo Sonae com as participações na área de telecomunicações, tecnologia e media registou uma variação de 0,7% do volume de negócios até Junho.
A Sonaecom SGPS, dona de 50% da Zopt, que por sua vez é titular de 52,15% do capital da operadora de telecomunicações Nos, registou um resultado líquido, após interesses minoritários, de 3,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano, divulgou esta sexta-feira, 29 de Julho, a empresa ao mercado.
Tal desempenho consolidado representa uma quebra de 89,6% face ao primeiro semestre do ano passado, em que a Sonaecom tinha lucrado 33,5 milhões de euros, após interesses minoritários, de acordo com a informação divulgada no início da noite desta sexta-feira.
Nos períodos em análise, o EBITDA (ou resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Sonaecom passou de 12,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2015, para 10,8 milhões de euros um ano antes.
No comunicado ao mercado, a administração da empresas de telecomunicações, tecnologia e media, liderada por Ângelo Paupério, adianta que o EBIT (ou resultado antes de juros e impostos) "diminuiu 32,6%, para 6,1 milhões de euros, explicado pelo menor valor do EBITDA e pelo valor mais elevado das depreciações".
"Os resultados financeiros atingiram o valor negativo de cinco milhões de euros no primeiro semestre de 2016", adianta a comunicação ao mercado, "influenciados negativamente pelo ajustamento ao justo valor da participação directa na Nos, que tem por base o preço de mercado até à sua venda e que resultou num valor negativo de 15,7 milhões de euros". Foram ainda "influenciados positivamente por 1,8 milhões de euros de dividendos recebidos bem como pela mais-valia gerada pela venda da Zopt da participação directa de 2,14% na Nos".
Recorda ainda que, entre Janeiro e Junho de 2015, "este ajustamento ao justo valor" fora "positivo em 21,3 milhões de euros e os dividendos recebidos" tinham ascendido "a 1,5 milhões de euros".
No primeiro semestre de 2016, a Sonaecom SGPS consolidou 67,6 milhões de euros de volume de negócios, mais 0,7% face ao obtido em igual período de 2015. "As receitas de serviços decresceram 3,3%, enquanto as vendas de equipamentos cresceram 9,7%" entre Janeiro e Junho passados.
Na Nos, as receitas operacionais registaram um crescimento de 6,2%, para 743,1 milhões de euros, com o EBITDA a aumentar 7,6%, para 286,5 milhões de euros. A margem EBITDA foi de 38,6%. O resultado líquido foi de 50,9 milhões, mais 7,6%, como a operadora de telecomunicações já havia divulgado no passado dia 27 de Julho.
Na área da tecnologia – WeDo Technologies, S21Sec, Saphety, Bizdirect e Bright Pixel – o volume de negócios cresceu 1,9% em termos homólogos no primeiro semestre, para 60,6 milhões de euros. Os mercados internacionais representaram 50,7% das vendas.
Em media, o EBITDA do Público foi negativo em um milhão de euros. "No entanto", adianta o comunicado da Sonaecom, "deve destacar-se a evolução do primeiro trimestre de 2016 face ao primeiro trimestre de 2015, e o crescimento do EBITDA alcançado no último mês do semestre, que foi marginalmente positivo pela primeira vez desde o final do ano de 2014".