Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Deutsche Telekom quadruplicam para 3,1 mil milhões de euros

Os lucros da operadora alemã praticamente quadruplicaram para 3,1 mil milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano. O EBITDA da empresa atingiu os 7,6 mil milhões de euros, mais 84% que no mesmo período de 2015.

04 de Maio de 2016 às 10:42
  • ...

Os lucros da Deutsche Telekom cresceram quase quatro vezes mais nos primeiros três meses de 2016 face ao ano anterior. O resultado líquido da operadora foi de 3,125 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um valor que contrasta com os 787 milhões alcançados no mesmo período de 2015. O resultado líquido ajustado foi de 1,047 mil milhões de euros, mais 1,1% que no primeiro trimestre de 2015.

O EBITDA – lucros antes de juros, impostos, depreciações, amortizações e outros itens – de acordo com as informações reveladas esta quarta-feira, 4 de Maio, pela operadora, foi de 7,66 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 84,3% face ao obtido no primeiro trimestre de 2015. Contudo, o EBITDA ajustado é de 5,163 mil milhões de euros - um aumento de 12,9% face aos 4,57 mil milhões de euros obtidos nos primeiros três meses de 2015.

As receitas da operadora germânica cresceram 4,7% para 17,6 mil milhões de euros, superando igualmente as previsões dos especialistas que acreditavam que a empresa tinha atingido receitas no valor de 17,5 mil milhões de euros.

 

A agência noticiosa Bloomberg escreve que os resultados da Deutsche Telekom estão a beneficiar da procura nos Estados Unidos. A T-Mobile US, cujo maior accionista é a empresa europeia, aumentou as previsões de subscritores depois de ter registado mais um milhão de utilizadores dos seus serviços mensais no último trimestre. O crescimento de clientes da empresa norte-americana tem vindo a ocorrer há vários trimestres. Segundo a Reuters, a unidade norte-americana contribuiu com 7,82 mil milhões de euros para as receitas trimestrais da empresa alemã.

Já na Europa, incluindo na Alemanha, a Deutsche Telekom está a investir fortemente para melhorar as suas redes fixas. Os investimentos no primeiro trimestre alcançaram os 2,8 mil milhões de euros, o que revela um crescimento de 11,9%, de acordo com a mesma fonte. Este crescimento dos investimentos teve efeitos no "cash flow" da empresa, que caiu 5% para 822 milhões de euros, um valor aquém das estimativas dos analistas.

A Reuters escreve ainda que a operadora alemã estima que EBITDA ajustado para o ano de 2016 cresça para cerca de 21 mil milhões de euros e o "free cash flow" para cerca de 4,9 mil milhões de euros.

Karsten Oblinger, analista da DZ Bank, citado pela Bloomberg, assinalou que a "Deutsche Telekom apresentou números trimestrais sólidos". Ainda assim, a tendência dos resultados das empresas de telecomunicações na Alemanha está ser "um pouco mais fraca" em comparação com os trimestres anteriores.

As acções da Deutsche Telekom estão a cair 1,05% em Frankfurt  para 15,02 euros.

Ver comentários
Saber mais Deutsche Telekom Alemanha Karsten Oblinger DZ Bank lucros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio