Notícia
Lucros da Deutsche Telekom quadruplicam para 3,1 mil milhões de euros
Os lucros da operadora alemã praticamente quadruplicaram para 3,1 mil milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano. O EBITDA da empresa atingiu os 7,6 mil milhões de euros, mais 84% que no mesmo período de 2015.
Os lucros da Deutsche Telekom cresceram quase quatro vezes mais nos primeiros três meses de 2016 face ao ano anterior. O resultado líquido da operadora foi de 3,125 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um valor que contrasta com os 787 milhões alcançados no mesmo período de 2015. O resultado líquido ajustado foi de 1,047 mil milhões de euros, mais 1,1% que no primeiro trimestre de 2015.
O EBITDA – lucros antes de juros, impostos, depreciações, amortizações e outros itens – de acordo com as informações reveladas esta quarta-feira, 4 de Maio, pela operadora, foi de 7,66 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 84,3% face ao obtido no primeiro trimestre de 2015. Contudo, o EBITDA ajustado é de 5,163 mil milhões de euros - um aumento de 12,9% face aos 4,57 mil milhões de euros obtidos nos primeiros três meses de 2015.
A agência noticiosa Bloomberg escreve que os resultados da Deutsche Telekom estão a beneficiar da procura nos Estados Unidos. A T-Mobile US, cujo maior accionista é a empresa europeia, aumentou as previsões de subscritores depois de ter registado mais um milhão de utilizadores dos seus serviços mensais no último trimestre. O crescimento de clientes da empresa norte-americana tem vindo a ocorrer há vários trimestres. Segundo a Reuters, a unidade norte-americana contribuiu com 7,82 mil milhões de euros para as receitas trimestrais da empresa alemã.
Já na Europa, incluindo na Alemanha, a Deutsche Telekom está a investir fortemente para melhorar as suas redes fixas. Os investimentos no primeiro trimestre alcançaram os 2,8 mil milhões de euros, o que revela um crescimento de 11,9%, de acordo com a mesma fonte. Este crescimento dos investimentos teve efeitos no "cash flow" da empresa, que caiu 5% para 822 milhões de euros, um valor aquém das estimativas dos analistas.
A Reuters escreve ainda que a operadora alemã estima que EBITDA ajustado para o ano de 2016 cresça para cerca de 21 mil milhões de euros e o "free cash flow" para cerca de 4,9 mil milhões de euros.
Karsten Oblinger, analista da DZ Bank, citado pela Bloomberg, assinalou que a "Deutsche Telekom apresentou números trimestrais sólidos". Ainda assim, a tendência dos resultados das empresas de telecomunicações na Alemanha está ser "um pouco mais fraca" em comparação com os trimestres anteriores.
As acções da Deutsche Telekom estão a cair 1,05% em Frankfurt para 15,02 euros.