Notícia
Fundo KKR faz proposta pela Telecom Italia
O fundo norte-americano apresentou uma proposta para adquirir a totalidade do capital da Telecom Italia (TIM), segundo adiantam o Corriere de la Serra e a Bloomberg.
A concretizar-se, será um negócio que agitará o mercado das telecomunicações na Europa. O Fundo norte-americano KKR apresentou uma proposta para comprar a totalidade da TIM, avançam este domingo a Bloomberg e o Corriere de la Serra.
O negócio terá como objetivo reforçar a companhia telefónica italiana, que viu o seu valor de mercado cair mais de 8% para 7.400 milhões de euros desde o início deste ano.
De acordo com informação avançada pela Bloomberg, o fundo KKR pretende separar o negócio de rede da companhia telefónica, de forma a obter um fluxo de receitas sólido relativo às tarifas reguladas.
A Telecom Italia, que é presidida por Salvatore Rossi, deverá reunir-se este domingo para avaliar uma proposta premilinar que sinaliza o interesse dos norte-americanos.
Já o Corriere de la Serra escreve que esta será mais uma de muitas mudanças de acionistas que a Tim regista desde a sua privatização, em 1994.
O fundo KKR é o maior acionista da Springer, a maior editora alemã, gere investimentos avultados em várias geografias do mundo e está presente na MasMóvil e no Grupo Avic.
Em Portugal o fundo norte-americano também já terá sinalizado interesse na Altice Portugal, ainda que a empresa-mãe francesa, a Altice, negue qualquer intenção de alienar o negócio no país.
Em Itália, se a operação de facto avançar o governo de Mario Draghi terá de dar o aval à alienação já que o país tem prerrogativas especiais sobre empresas que são consideradas estratégicas.
No início deste mês, a Bloomber já tinha noticiado que o fundo KKR estaria de olho na compra da unidade de fibra da Telecom Itala, a Fibercop, onde já detém uma participação de 37,5%.
Segundo a Bloomberg, os planos futuros do KKR para Telecom Italia seriam uma alternativa à fusão largamente discutida da FiberCop com a rival mais pequena, a Open Fiber SpA.