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Digi espera que negociações para conteúdos de media estejam resolvidas "em breve"

A operadora romena liderada por Serghei Bulgac não avança com uma data concreta para arrancar com a operação em Portugal, mas garante estar para breve. Quanto à compra da Nowo, diz estar em contacto com a Autoridade da Concorrência para avançar com o processo.

A Digi revelou que a operação em Portugal conta com mais de 600 colaboradores e um investimento previsto de mais de 500 milhões de euros.
Istockphoto
14 de Agosto de 2024 às 14:49
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A Digi espera que as negociações para os conteúdos de media em Portugal estejam resolvidas "em breve", antes do lançamento dos serviços no mercado nacional que vai acontecer dentro de "poucos meses". A informação foi avançada esta quarta-feira durante a conferência telefónica de apresentação dos resultados do primeiro semestre.

O responsável da operadora romena, Serghei Bulgac, garantiu que as negociações com os grupos de media "continuam". Estão confiantes que vão chegar a bom porto, mas lembrou que caso não cheguem a acordo com algumas entidades "a Nowo tem contratos [assinados]".  Porém, sublinhou que "serão contratos diferentes".

No mesmo encontro, explicaram que  neste momento estão em contacto com a Autoridade da Concorrência para esclarecer dúvidas e poder avançar formalmente com a compra da Nowo à Lorca por 150 milhões de euros como foi recentemente anunciado.

Quanto à entrada no mercado português, apesar das várias perguntas o responsável preferiu não avançar com uma data concreta, mas como a presidente da Anacom, Sandra Maximiano, já relembrou, as regras do leilão 5G ditam que tenha que acontecer até ao final de novembro.

Sobre a compra da Nowo, o responsável da Digi admitiu que foi um processo "repentino". "Embarcámos nesta transação por vários motivos", avançando que a integração do espectro do 5G da Nowo foi um dos principais. Além disso, a integração da Nowo "ajuda a expandir a quota e mercado de forma mais rápida".

A Digi duplicou os lucros no primeiro semestre para 54,3 milhões de euros. Uma performance impulsionada pelo crescimento em 13% das receitas para 918 milhões de euros à boleia do aumento do número de serviços prestados (RGU) em 14%.

O segmento móvel contiua a ser a fatia de leão dos serviços contratados da Digi e a Roménia o principal mercado de crescimento. Porém, o forte crescimento também foi sentido em Espanha, onde aumentou em 23% o número de RGU tendo angariado quase 700 mil serviços. No mercado espanhol a Digi não lançou oferta de televisão paga, mas faz parte dos planos do grupo alargar o portfólio nesse sentido. 

Além da Roménia e Espanha, a operadora marca presença em Itália e preparar-se para entrar este ano também na Bélgica.

(Notícia atualizada às 15h14)

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