Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ciberataque à Vodafone: PJ segue pista de hacker russo

Foi lançada uma licitação num fórum russo para a venda de dados de uma operadora em Portugal apenas alguns dias antes do ataque, avança o Expresso.

O CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, afirmou que o ataque informático desta segunda-feira teve como objetivo tornar a rede da operadora “inoperacional”.
Sérgio Lemos
11 de Fevereiro de 2022 às 08:05
  • ...
A unidade de cibercrime da Polícia Judiciária e os Serviços de Inteligência (SIS) estão a seguir uma pista relacionada com um hacker russo no caso do ciberataque à Vodafone, segundo noticia esta sexta-feira o Expresso. A operadora foi alvo de um ciberataque que gerou problemas de acesso para os clientes a partir de segunda-feira, mas os primeiros sinais terão surgido a 24 de janeiro num fórum online russo de acesso pago, onde piratas informáticos transacionam dados e informações quase sempre ilegais.

De acordo com o semanário, um hacker anunciou no fórum Exploit.in estar à procura de compradores para o acesso ilegal ao sistema informático de uma companhia de telecomunicações portuguesa com receitas entre os 1 a 4 mil milhões de dólares. "Vou ouvir as vossas propostas de preços", escreveu, propondo como ponto de partida os 2.500 dólares.

"Estamos a investigar a mensagem de hacker russo", confirmou uma fonte que investiga os mais recentes ciberataques em Portugal, em declarações ao Expresso. Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, classificou o ataque à rede como um "ato terrorista", que deixou a rede inoperacional e os quatro milhões de clientes em Portugal com problemas de acesso. Os primeiros trabalhos de recuperação do serviço foram iniciados na madrugada após o ataque ter sido detetado.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio