Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cellnex já assinou contrato para gestão da rede SIRESP

SIRESP adjudicou à espanhola Cellnex o lote 4, que prevê a prestação de serviços de manutenção das infraestruturas básicas de suporte do sistema. O contrato terá uma duração de cinco anos, num montante que poderá ascender a 5,7 milhões de euros.

DR
Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 27 de Dezembro de 2022 às 08:00
A Cellnex já assinou o contrato com o SIRESP para prestação de serviços de manutenção das infraestruturas básicas de suporte do Sistema Integrado de Redes de Emergência e de Segurança de Portugal. "O contrato terá uma duração de cinco anos, num montante que poderá ascender a 5,7 milhões de euros", detalha a espanhola Cellnex, numa nota enviada às redações.

O contrato foi assinado na passada quinta-feira, 22 de dezembro.


"A adjudicação deste lote reflete a estratégia da empresa em consolidar a sua presença como um dos principais operadores de infraestruturas de telecomunicações no mercado nacional. Com esta adjudicação, a Cellnex alarga o seu portefólio de atividades de suporte a infraestruturas críticas de suporte aos serviços de comunicações de emergência do Estado", refere a empresa, que em Portugal é liderada por Nuno Carvalhosa.

A adjudicação dos últimos lotes para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi anunciada pela rede exclusiva do Estado para as comunicações de emergência no passado dia 6 de dezembro, tendo o lote 4 do concurso público internacional, que diz respeito aos serviços de manutenção das infraestruturas básicas de suporte do SIRESP, sido adjudicado à OMTEL, que desde 2020 é detida pela Cellnex.

 
"A atribuição deste lote à Cellnex é um desenvolvimento importante na expansão da Cellnex em Portugal, precisamente numa área de prestação de serviços crítica para o país e que aumenta ainda mais o sentido de responsabilidade, exigência e profissionalismo com que gerimos aa nossas infraestruturas", afirma Nuno Carvalhosa, administrador-delegado da Cellnex Portugal, na referida nota. O responsável salienta ainda que o país "continua a afirmar-se como um mercado estratégico no desenvolvimento do grupo".

Além da Cellnex, também foram atribuidos lotes à NOS, à No Limits, à Moreme e à Altice Labs.

No caso da Nos, foram atribuídos os lotes 2 e 3, que correspondem a serviços de transmissão por circuitos terrestres do SIRESP e serviços de redundância de transmissão via satélite, respetivamente. Já o lote 5, que corresponde aos serviços de manutenção e evolução dos sistemas de informação do SIRESP, foi adjuficadoa à No Limits, enquanto os lote 6 e 7 - serviços para fornecimento de energia através de grupos eletrogéneos a estações base do SIRESP e serviços de implementação e Operação de um Security Operations Center do SIRESP - foram adjudicados à Altice Labs.

O primeiro lote do concurso já tinha sido adjudicado à Motorola a 21 de novembro.

Ver comentários
Saber mais Portugal SIRESP Cellnex Portugal Nuno Carvalhosa telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio