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Web Summit com saldo de 59 mil compras e um consumo médio de 10,33 euros
Entre 2 e 4 de novembro foram efetuadas 59 mil compras na Web Summit. Dados da SIBS indicam que o consumo médio foi na ordem dos 10,33 euros. Os estrangeiros foram os que abriram mais os cordões à bolsa.
Terminado um dos maiores eventos de tecnologia, chega a hora de fazer contas. Entre 2 e 4 de novembro, o saldo da Web Summit foi de 59 mil compras, com um consumo médio de 10,33 euros. Os dados foram facultados esta sexta-feira pela SIBS, que foi parceira da Web Summit para os pagamentos, promovendo um evento ‘cashless’, ou seja, sem dinheiro físico.
Segundo a entidade gestora do multibanco, foram utilizados cartões de 100 nacionalidades no recinto do Altice Arena. No total, 73,7% dos consumos foram efetuados por estrangeiros e 26,3% por portugueses, tendo o pico das transações sido atingido no dia 2, terça-feira, pelas 13h51.
O Reino Unido encabeçou a lista de consumos realizados por estrangeiros, com 10,5% do total, seguido da Alemanha (7,4%), num pódio que se completou com o Brasil (4,8%).
Depois de a edição anterior ter sido online, a Web Summit regressou, este ano, ao modo presencial. A comparação com 2019 revela uma evolução positiva em todas as frentes, com a SIBS a dar conta de um aumento (de 4,2%) das compras e levantamentos no distrito de Lisboa.
Olhando ao número de operações realizadas por estrangeiros, a subida foi de 18,9% em relação há dois anos, adianta a empresa, em comunicado enviado esta sexta-feira às redações.
Em termos dos setores de atividade mais beneficiados, a empresa indica que os supermercados representaram 31,3% do número de compras. Seguiu-se a restauração, com os gastos em comida e bebida a contribuírem com 23,3% do total de despesas. As gasolineiras surgem em terceiro lugar, com 5% das compras.