Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE deve chegar a acordo para porta de carregamento comum na próxima semana

Primeira proposta da Comissão Europeia para a definição de uma porta comum de carregamento para dispositivos de diferentes marcas tem mais de 10 anos, mas Estados-membros e legisladores europeus devem chegar a acordo já na próxima semana, avança a Reuters. Medida não agrada à Apple.

Reuters
03 de Junho de 2022 às 13:40
  • 1
  • ...

Os países e os legisladores da União Europeia devem chegar a acordo na próxima semana para definir uma porta de carregamento comum para telemóveis, tablets e headphones, uma proposta duramente criticada pela Apple, segundo disseram fontes próximas do processo à Reuters.


A proposta para uma entrada de carregamento móvel única foi apresentada pela primeira vez pela Comissão Europeia há mais de uma década, depois de utilizadores de iPhone e de Android se terem queixado sobre terem de usar diferentes carregadores para os seus telemóveis. 


Os iPhones são carregados através de um cabo USB lightning, enquanto os equipamentos Android são carregados através de cabos USB-C. 

As próximas conversações sobre o assunto estão marcadas para a próxima terça-feira, 6 de junho, e devem ser as últimas sobre o assunto, esperando-se um acordo entre os Estados-membros e os legisladores europeus sobre o assunto.


As questões pendentes dizem respeito ao alargamento da incidência da proposta a laptops, uma exigência importante dos responsáveis europeus e que se prevê que tenha um efeito na Samsung e na Huawei, bem como em outros fabricantes destes dispositivos. 


Os legisladores europeus também querem harmonizar sistemas de carregamento sem fios até 2025. 


A Apple não quis comentar o assunto, mas anteriormente já tinha considerado que a utilização de requisitos internacionais datados impede a inovação e que forçar os utilizadores a mudar para novos carregadores pode criar toneladas de lixo eletrónico.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Apple Reuters Android ciência e tecnologia economia negócios e finanças tecnologias de informação crime lei e justiça lei internacional economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio