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Terceira ronda de candidaturas ao fundo de inovação da Google arranca hoje
A terceira ronda de candidaturas ao fundo de inovação da Google, o DNI, arrancou hoje e as mesmas poderão ser submetidas até 20 de Abril, sendo que os projectos seleccionados serão conhecidos em Julho, divulgou a tecnológica.
No ano passado, o fundo Digital News Initiative (DNI), um compromisso de 150 milhões de euros para a inovação na indústria europeia de media, disponibilizou 51 milhões de euros a 251 projectos de jornalismo digital de 27 países.
"Hoje, abrimos a terceira ronda de candidaturas ao fundo que poderão ser submetidas até 20 de Abril", refere Ludovic Blecher, em nome da equipa do fundo de inovação DNI.
"Desde o início, desenhámos o fundo para premiar aqueles que na indústria dos media procuram espaço - e financiamento - para inovar", acrescentou, salientando que através do DNI a Google pretende "ajudar a proporcionar novas abordagens de experimentação".
"Ficámos impressionados com o número e com a qualidade das candidaturas que recebemos nas primeiras rondas de financiamento" e, de modo a dar tempo a que novas candidaturas sejam preparadas, "esta nova ronda de financiamento estará aberta até ao dia 20 de Abril", acrescentou.
"Estamos à espera de projectos que demonstrem novas formas de abordagem do jornalismo digital que ajudem ao desenvolvimento de novos modelos de negócio ou, quem sabe, mudem a forma como os utilizadores consomem notícias no digital", disse Ludovic Blecher.
"Na última ronda apelámos à colaboração - no seio da indústria e na região - e gostaríamos que tal continuasse. Como foco para esta ronda, desafiamos os participantes a explorarem novas áreas de monetização que possam vir a criar novas fontes de receitas para indústria", disse.
Os projectos vencedores das candidaturas serão conhecidos em 5 de Julho.
Em 17 de Novembro, o DNI atribuiu 1,58 milhões de euros a seis projectos de jornalismo digital portugueses, entre os quais o do jornal Público e o da Plataforma de Meios Privados, no âmbito da segunda ronda de financiamento do fundo, que atribuiu um total de 24 milhões de euros a 124 projectos na Europa.
O DNI conta com mais de 160 membros da indústria europeia de notícias e está focado em três pilares: produtos, investigação e formação e o financiamento de novas abordagens jornalísticas através do fundo de inovação.