Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tecnológica portuguesa PHC vendida à concorrente francesa Cegid

O grupo francês anda às compras na Europa, tendo já comprado a bracarense Primavera em 2022. Os valores da aquisição da PHC não foram revelados e a gestão executiva muda de líder.

21 de Janeiro de 2025 às 12:49
  • ...

O grupo de tecnologia Cegid anunciou esta terça-feira, 21 de janeiro, a aquisição da concorrente portuguesa PHC Software, sediada em Oeiras e liderada por Ricardo Parreira, que deixa agora o cargo "para se focar noutros projetos". 

A gestão executiva passa para as mãos de João Sampaio, anteriormente Diretor da Unidade de Negócios Internacionais. 

Esta já não é a primeira empresa portuguesa que os franceses adquirem. Em 2022, a Cegid comprou a Primavera Software, com sede em Braga. Além disso, tem ido às compras lá fora: em França adquiriu a EBP, em Espanha a Microdata e, na Alemanha, a Sevdesk. 

Com um volume de negócios de 852 milhões de euros em 2023, a empresa francesa de soluções de gestão empresarial na "cloud" conta com 750 mil clientes espalhados por 130 países. A partir de hoje, adiciona ao portfólio os 170 mil utilizadores da PHC e integra na equipa de 5 mil trabalhadores outros 262 da empresa portuguesa. 

Sem revelar valores de transação, a Cegid refere em comunicado que a nova gestão da PHC será integrada "de imediato" no grupo que trata dos negócios de Portugal, Espanha, América Latina e África Lusófona. 

O fundador da PHC, que está de saída da direção, admite que o acordo "é estratégico para o futuro da PHC’’, que acrescenta que sabiam que o futuro passava pela sinergia numa empresa internacional, "que valorizasse a nossa cultura e trouxesse capacidade de investimento a nível global". 

Já o CEO da Cegid acredita que com a compra irão "fortalecer os ativos principais da PHC e dar suporte ao seu crescimento impressionante com tecnologias de valor acrescentado como a IA (Inteligência Artificial) Generativa, para melhor servir o nosso mercado". Pascal Houillon adianta ainda que a sede da antiga Primavera, em Braga, "será, naturalmente, mobilizada para o efeito".

Fundada em 1989, a PHC dedica-se ao desenvolvimento de soluções inovadoras de software de gestão e em 2023 faturou 17,6 milhões de euros, um crescimento significativo face aos 11,5 milhões registados cinco anos antes.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio