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Start-up das trotinetas Voi capta mais 30 milhões em investimento

A Voi, empresa de trotinetas elétricas que já se move em Lisboa e Faro, quer continuar a alargar a sua rede pela Eruopa. Para isso, conta agora com mais 30 milhões de dólares, obtidos na última ronda de financiamento.

04 de Março de 2019 às 10:44
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A Voi, empresa sueca de mobilidade, conseguiu 30 milhões de dólares – o equivalente a 26 milhões de euros – na última ronda de financiamento, apenas quatro meses depois de captar 44 milhões numa operação equivalente, este que foi um recorde entre as empresas pares.

Nesta última ronda de financiamento, aos investidores iniciais da Voi - Vostok New Ventures, Balderton Capital, LocalGlobe e Raine Ventures – juntaram-se o Project A e a Creandum, para além de vários nomes de tecnológicas conhecidas. São eles Cristina Stenbeck (Kinnevik), Justin Mateen (cofundador do Tinder), Nicolas Brusson (CEO e cofundador da BlaBlaCar), Christian Leone (fundador da Luxor Capital) e Spencer Rascoff (ex-CEO da Zillow).

O objetivo, revela a empresa em comunicado, é "alavancar a expansão na Europa e investir em I&D (investigação e desenvolvimento)". Na mira estão novas cidades em Itália, Alemanha, Noruega e França.

A empresa já dá cartas em duas cidades portuguesas, Lisboa e Faro, que completam um leque de 14 localizações no total. Na vizinhança de Portugal, a Voi circula por Paris, Lyon, Madrid, Málaga, Saragoça, Murcia e, mais a norte, em Estocolmo, Gotemburgo, Malmö, Lund, Uppsala e Copenhaga. Este domingo, 3 de março, ficou marcado pelo lançamento em duas novas capitais: Oslo, na Noruega, e Helsínquia, na Finlândia.

Paralelamente, o reforço na área de investigação tem em vista o desenvolvimento de novos veículos. A equipa da Voi foi buscar talentos a empresas tecnológicas e start-ups como o Spotify, Uber, Bird, BCG, Avito, Budbee, Glovo e Cabify.

 

A empresa assume como missão "melhorar a forma como as pessoas se movem em centros urbanos congestionados e reduzir dramaticamente os níveis de poluição". O negócio crescente da mobilidade urbana através de trotinetas motivou a Voi a avançar com um Código de Conduta para o setor, que estabelece pontos comuns para operadores, cobrindo questões como queixas corporativas de produto, manutenção e controlo de qualidade bem como medidas de segurança e regras partilhadas de partilha de dados.

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