Notícia
Sony está a desenvolver uma câmara mais rápida que o olho humano
A Sony está a desenvolver um sistema de sensores que fotografa mil imagens por segundo, dez vezes mais rápido que o olho humano consegue ver. A empresa japonesa está a trabalhar com a Nissan e com a Universidade de Tóquio nesta tecnologia.
A Sony, que se destacou nas câmaras de alta qualidade dos seus telemóveis, está a desenvolver um sistema que fotografa mil imagens por segundo, mais rápido que a capacidade do olho humano, avança esta sexta-feira, dia 4 de Setembro, a Bloomberg.
Esta tecnologia vai servir para que os carros sem condutor evitem perigos na estrada e para que as maquinarias industriais aumentem a velocidade de produção.
O esforço para o desenvolvimento desta tecnologia faz parte do plano do presidente da empresa, Kazuo Hirai, para fazer com que a Sony esteja mais virada para a produção de componentes electrónicos além do seu negócio de venda de aparelhos directamente para o consumidor.
A empresa quadruplicou os gastos com semicondutores este ano para os 290 mil milhões de ienes (2,15 mil milhões de euros) para responder à procura de sensores de clientes, incluindo da Apple e da Samsung.
"Até agora, a Sony focou-se no desenvolvimento de sensores de imagem que possam produzir fotografias com mais qualidade", disse Shinichi Yoshimura, o gestor da Sony encarregado de combinar hardware e software para a criação de novas tecnologias.
A Sony detinha 40% do mercado de sensores de imagem no ano passado. É esperado que este mercado cresça para os 12 mil milhões de dólares (10,7 mil milhões de euros) até 2019. Hoje em dia, o mercado de sensores de imagens vale 8,7 mil milhões de dólares (7,8 mil milhões de euros). A Sony prevê que as suas vendas cresçam 62% para os 1,5 biliões de ienes (mais de 11 mil milhões de euros) nos próximos três anos.