Notícia
Sonaecom com lucro de 4,5 milhões de euros até Março
As receitas da área de tecnologia da empresa do universo Sonae cresceram 24% no primeiro trimestre. Os mercados internacionais representaram 44,9% do total do volume de negócios.
A Sonaecom fechou o primeiro trimestre deste ano com lucro de 4,5 milhões de euros, um resultado que compara com o valor negativo de 12,4 milhões de euros registados no mesmo período de 2016.
A performance da empresa foi beneficiada pelo aumento do volume de negócios na área de tecnologia em 24% para 32,9 milhões de euros, com os mercados internacionais a representarem 44,9% do total.
No total, o volume de negócios da empresa do universo Sonae atingiu 36,1 milhões de euros, um aumento de 21,3% face ao período homólogo, "impulsionado por um crescimento de 3,1% nas receitas de serviço e de 61,2% nas vendas", explica a empresa liderada por Ângelo Paupério (na foto) em comunicado.
Já os custos operacionais aumentaram 20,5% para 36,9 milhões de euros. A evolução é explicada pelo aumento de 15% dos custos com pessoal, "reflectindo o aumento do número médio de colaboradores, e de 69,7% dos encargos comerciais devido "ao acréscimo do custo das vendas". Porém, o aumento desta última rubrica esteve em linha com o aumento das vendas, sublinha a empresa.
O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) situou-se em 6,8 milhões de euros, um crescimento de 52,5% justificado pela empresa com o contributo da Zopt.
A Sonaecom que actualmente detém quatro tecnológicas - a WeDo Technologies, a S21SEC, a Saphety e a Bizdirect - controla 50% da Zopt que, por sua vez, é titular de 52,15% do capital da operadora liderada por Miguel Almeida.
O investimento operacional (Capex) aumentou para 2 milhões de euros, tendo representado 5,6% do volume de negócios da empresa.