Notícia
Siemens abre em Portugal centro de cibersegurança para a indústria
A empresa alemã passa a contar com 23 centros de competência em Portugal, sendo que o centro de cibersegurança para a indústria será o terceiro a nível mundial.
A Siemens vai inaugurar esta quarta-feira, 13 de Julho, em Alfragide, um centro de cibersegurança para a indústria, que será apenas o terceiro do género da empresa alemã no mundo inteiro.
Com a abertura deste novo centro de competências, a Siemens passa a ter 23 destas unidades instaladas em Portugal, que actuam nas áreas da energia, infra-estruturas, serviços partilhados e tecnologias de informação.
Este novo centro de competências, que tem a designação oficial de "Industrial Cyber Security Operation Center", tem como missão proteger as instalações industriais. "Os especialistas de segurança industrial da Siemens, destacados nestes centros, monitorizam instalações industriais em todo o mundo quanto a ameaças cibernéticas, alertam as empresas em caso de incidentes de segurança e coordenam contramedidas proactivas", refere o comunicado da empresa alemã.
Até agora a empresa alemã apenas tinha este centro em dois locais: Munique (Alemanha), e Ohio (EUA). "Se Portugal quer investir na modernização da indústria, transformando-a numa indústria 4.0, temos que garantir que esta está protegida", refere Carlos de Melo Ribeiro, CEO da Siemens Portugal, acrescentando que "este Centro vem dar resposta a esta necessidade".
De acordo com a Siemens, Portugal foi seleccionado como o destino para a instalação deste centro por "ter uma vasta oferta de especialistas com competências ímpares na área das Tecnologias de Informação; por disponibilizar uma pool de jovens talentos com uma educação e uma formação de elevada qualidade".
A inauguração do centro, na sede da Siemens Portugal, contará com a presenta do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.