Notícia
Samsung aproxima televisores dos “smartphones” para cativar mais mercado
Uma das grandes apostas da Samsung para 2013 são os televisores inteligentes, denominados “smart TV”. Este segmento, segundo Tiago Flores, gestor e marketing e vendas da Samsung Portugal, “pode ajudar a compensar a retracção de consumo do mercado português”.
A Samsung apresentou, esta terça-feira, a sua nova gama de televisores “smart TV” em Portugal, dispositivos que estão cada vez mais próximos, em termos de experiência, dos “smartphones”.
“Queremos dar uma maior experiência ao consumidor e o mercado nacional está cada vez mais apostado em grandes formatos, de 40 polegadas para cima”, adiantou Tiago Flores.
As “smart TV” da Samsung para este ano dispõem de quatro ecrãs distintos, onde é possível navegar de uma forma semelhante a um dispositivo móvel. “Estes quatro painéis permitem gerir a TV com se tratasse de um tablet ou um smartphone”, explicou Tiago Flores.
Para 2013, a Samsung investiu em televisores que têm capacidade de escolher os conteúdos em função dos perfis do utilizador, com a funcionalidade “S-Recomendation”, o painel dedicado às redes sociais é uma área essencialmente destinada aos vídeos partilhados no Facebook ou no Youtube. A loja de aplicações e a área de fotos, vídeos e música são os dois restantes painéis em evidência.
“Agora já vai ser possível partilhar conteúdos não só através do Sugar Syng, mas também através de uma conta de Dropbox ou SkyDrive”, explicou Tiago Flores, durante a sua apresentação, em conferência de imprensa.
Estes televisores dispõem ingualmente do “motion control”, onde é possível aceder às funcionalidades do televisor sem recorrer ao comando, apenas com um gesto. As gamas de 2013 já dispõem de reconhecimento de novos gestos como o “like” do Facebook (com o polegar estendido) e o “swipe”, semelhante ao que já faz no “smartphone”.
Nas gamas superiores, nomeadamente na série 7 e 8, a Samsung disponibilizará um kit que permite fazer a actualização dos televisores, para não ficar de fora destas novidades.
Tiago Flores, em declarações ao Negócios, mostrou-se confiante com o desempenho do mercado nacional, apesar da retracção do consumo. “As smart TV já representam 30% do mercado português em valor e a Samsung tem conseguido reforçar a sua presença”, sublinhou.
Em 2012, o mercado dos televisores “ficou flat (sem crescimento), e um dos segmentos que mais cresceram foram os de grandes formatos”. E apesar “de 2013 continuar a ser um ano dificil, vemos oportunidades de negócio”, adiantou Tiago Flores.