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Privados chegam à Lua em 2017

As autoridades norte-americanas já deram luz verde para que uma empresa privada possa repetir o que Neil Armstrong fez há mais de 40 anos, mas desta vez com um robot.

03 de Agosto de 2016 às 17:19
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Está dado o pontapé de saída ao que promete ser uma corrida para a primeira empresa a chegar à Lua. A Federal Aviation Administration, entidade reguladora do mercado de aviação nos Estados Unidos, autorizou a Moon Express a colocar um robot na Lua.

O "ok" das autoridades norte-americanas representa um marco na exploração espacial, já que nesta área o sector privado tem focado atenções no lançamento de satélites e outros dispositivos na órbita da terra, refere o Financial Times.

Se conseguir concretizar o objectivo de chegar à Lua, o que está previsto para 2017, a Moon Express irá vencer o desafio lançado pela Google, que destinou um prémio de 20 milhões de dólares à primeira empresa que consiga tal feito.

Para vencer o Google Lunar X Prize, a pequena start-up da Califórnia tem ainda um longo caminho a percorrer, já que precisa ainda de construir o foguetão e outros aparelhos para concluir o projecto. E nada garante que outra empresa privada não consiga chegar primeiro à Lua e vencer o desafio da Google.

Mas mais do que o prémio, a Moon Express defende que este desafio abre caminho para uma nova aérea de negócios para os empreendedores. "Parafraseando John F. Kennedy, decidimos ir à Lua não porque é fácil, mas porque é um bom negócio", disse Naveen Jain, "chairman" da Moon Express.

Para chegar à Lua, a Moon Express tem que chegar 10 vezes mais longe do que a missão privada que até hoje mais se afastou da terra. Como lembra o The New York Times, apenas três países conseguiram chegar à Lua: os EUA, a União Soviética e mais recentemente a China.

O desafio da Google foi lançado já em 2007 e além de colocar um aparelho à face da Lua, este tem que enviar vídeos do local e percorrer mais de 500 metros no local. À segunda empresa que conseguir este feito serão atribuídos 5 milhões de dólares. Mais de 30 empresas já se mostraram interessadas em concorrer ao desafio, sendo que actualmente apenas 16 permanecem na corrida. Foi definido o final de 2012 com o prazo limite para este desafio, mas a data foi estendida por várias vezes e agora está no final de 2017.

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