Notícia
Nos e Deloitte unem-se com oferta na área das cidades inteligentes
O número de cidades (e até de países) que implementaram ou estão a avançar com planos integrados para cidades inteligentes aumentou drasticamente nos últimos anos, diz a Deloitte, justificando as intenções de cooperação com a Nos em Portugal.
A Nos e a Deloitte Portugal assinaram um acordo de cooperação com vista à criação de uma oferta conjunta na área de Smart Cities e de Smart Place, anunciaram as empresas, através de um comunicado.
As empresas querem juntar o "conhecimento estratégico e operacional da Deloitte em processos de transformação digital de cidades" com "a rede de parcerias tecnológicas e de telecomunicações da Nos" para ajudar o poder local a otimizar a gestão de domínios como mobilidade, ambiente, energia, comunicações, água ou resíduos.
Este objetivo deverá concretizar-se na implementação de Centros de Comando da Cidade, onde se quer coordenar todos estes domínios.
A Nos quer pôr a tecnologia 5G "ao serviço das empresas, das instituições públicas e dos cidadãos" através desta parceria, diz o administrador executivo da empresa, Manuel Ramalho Eanes.
Já a Deloitte, na voz do líder global para a área de cidades inteligentes, Miguel Eiras Antunes, defende que "é preciso apostar numa estratégia nacional e numa forte coordenação intermunicipal" num contexto em que "o número de cidades (e até de países) que implementaram ou estão a avançar com planos integrados para cidades inteligentes aumentou drasticamente nos últimos anos". A Deloitte diz estar de momento envolvida em mais de uma centena de projetos de transformação digital de cidades em todo o mundo.