Notícia
Nintendo dispensa 130 funcionários europeus e desloca sede para Frankfurt
Pela primeira vez em oito anos, a Nintendo foi ultrapassada pela principal rival: a Sony. O crescimento do mercado de jogos para ‘smartphones’ é um dos motivos para a contracção.
A Nintendo anunciou que irá dispensar cerca de 130 funcionários na sua filial europeia. Em comunicado na passada sexta-feira, 6 de Junho, a fabricante de jogos revelou ainda que planeia fechar o seu escritório e armazém em Grossostheim, Alemanha.
A deslocalização de algum do trabalho da actual sede para Frankfurt, até ao final de Agosto, faz parte da vontade da empresa, assim como uma reorganização de serviços, com alguns a serem assegurados através de um regime de terceirização ('outsourcing').
A notícia surge numa altura em que a imprensa internacional revela perdas de 229 milhões de dólares para a Nintendo no seu último fiscal, terminado em março de 2014. Face ao ano anterior, o valor representa um queda de 31%. As vendas abaixo do previsto para o modelo Wii U e o crescimento do mercado de jogos para ‘smartphones’ justificam os resultados.
Pela primeira vez em oito anos, a Nintendo é ultrapassada pela principal rival. A recente PlayStation 4 ajudou a Sony a atingir os 18,7 milhões de consolas vendidas no seu último ano fiscal. Por sua vez, a Nintendo ficou-se pelos 16,3 milhões de unidades.