Notícia
Negócio de 43 mil milhões junta gigantes dos "chips"
A compra da holandesa NXP pela norte-americana Qualcomm será a maior transacção da história da indústria dos semicondutores, juntando dois fornecedores-chave dos sectores das telecomunicações e automóvel.
A maior produtora de semicondutores para telemóveis anunciou esta quinta-feira, 27 de Outubro, a compra, por 47 mil milhões de dólares (cerca de 43 mil milhões de euros à cotação actual), do maior "player" do sector no fornecimento a fabricantes de automóveis.
A aquisição da holandesa NXP Semiconductors pela Qualcomm deverá permitir a esta empresa, sediada em San Diego, Califórnia, acelerar a entrada noutros sectores - como o automóvel, onde a tecnologia eléctrica, a importância do entretenimento a bordo e a condução autónoma geram oportunidades -, diversificando e reduzindo a dependência da indústria de telecomunicações, em crescimento lento.
Naquele que será o maior negócio da história desta indústria, a Qualcomm oferece um prémio de 11% em relação ao preço de fecho da acção da NXP na sessão desta quarta-feira - 110 dólares por título - numa transacção feita com recurso a verbas próprias e a financiamento no mercado de dívida.
A transacção inclui o valor da dívida da NXP, estimada em 10 mil milhões de euros, que passa para as contas da Qualcomm. Juntas, à dimensão actual, as empresas terão uma força de trabalho de 77 mil trabalhadores.
Em menos de um ano é a segunda grande compra de vulto feita pela Qualcomm, depois de adquirir a Freescale por 14,6 mil milhões de euros, uma operação que ficará concluída no final deste ano.
Os títulos da Qualcomm avançam 2,49% para 69,90 dólares na pré-negociação em Nova Iorque, enquanto as da NXP somam 2,09% para 100,72 dólares.