Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Negócio de 43 mil milhões junta gigantes dos "chips"

A compra da holandesa NXP pela norte-americana Qualcomm será a maior transacção da história da indústria dos semicondutores, juntando dois fornecedores-chave dos sectores das telecomunicações e automóvel.

Bloomberg
27 de Outubro de 2016 às 13:57
  • ...

A maior produtora de semicondutores para telemóveis anunciou esta quinta-feira, 27 de Outubro, a compra, por 47 mil milhões de dólares (cerca de 43 mil milhões de euros à cotação actual), do maior "player" do sector no fornecimento a fabricantes de automóveis. 

A aquisição da holandesa NXP Semiconductors pela Qualcomm deverá permitir a esta empresa, sediada em San Diego, Califórnia, acelerar a entrada noutros sectores - como o automóvel, onde a tecnologia eléctrica, a importância do entretenimento a bordo e a condução autónoma geram oportunidades -, diversificando e reduzindo a dependência da indústria de telecomunicações, em crescimento lento.

Naquele que será o maior negócio da história desta indústria, a Qualcomm oferece um prémio de 11% em relação ao preço de fecho da acção da NXP na sessão desta quarta-feira - 110 dólares por título - numa transacção feita com recurso a verbas próprias e a financiamento no mercado de dívida.

Juntas, as duas empresas geram uma receita total de mais de 27,45 mil milhões de euros, com um potencial de negócio de 126 mil milhões de euros até 2020.  As poupanças anuais resultantes das sinergias entre as duas companhias deverão ascender a 457 milhões de euros por ano.

A transacção inclui o valor da dívida da NXP, estimada em 10 mil milhões de euros, que passa para as contas da Qualcomm. Juntas, à dimensão actual, as empresas terão uma força de trabalho de 77 mil trabalhadores.

Em menos de um ano é a segunda grande compra de vulto feita pela Qualcomm, depois de adquirir a Freescale por  14,6 mil milhões de euros, uma operação que ficará concluída no final deste ano.

Os títulos da Qualcomm avançam 2,49% para 69,90 dólares na pré-negociação em Nova Iorque, enquanto as da NXP somam 2,09% para 100,72 dólares.

Ver comentários
Saber mais San Diego Califórnia Nova Iorque economia negócios e finanças indústria metalomecânica e engenharia automóvel chips semicondutores informática Qualcomm NXP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio