Notícia
MyShake, a app que transforma o telemóvel num sismógrafo
Uma nova aplicação para o telemóvel desenvolvida por investigadores norte-americanos em parceria com a alemã Deutsche Telekom permite transformar um smartphone num género de sismógrafo. O objectivo é criar uma rede global de sensores sísmicos.
Investigadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e a empresa alemã de telecomunicações Deutsche Telekom desenvolveram em parceria uma "app" que faz as vezes de um sismógrafo, ou seja, trata-se de um sensor de movimento capaz de detectar sismos. A aplicação, denominada MyShake, grava a amplitude de um tremor em tempo real e envia estes dados e informações relativas à localização do aparelho para o laboratório sísmico de Berkeley para análise, escreve a Bloomberg.
Segundo a agência, o objectivo desta iniciativa é criar uma rede global, um género de sismógrafo colectivo, capaz de alertar atempadamente as pessoas de eventuais sismos. Assim sendo, quantas mais pessoas usarem a aplicação, melhor este sismógrafo colectivo funcionará.
"MyShake pode alertar pessoas potencialmente afectadas uns valiosos segundos antes da ocorrência e, idealmente, salvar vidas", explicou a Deutsche Telekom em comunicado divulgado esta segunda-feira. A app poderá ser especialmente importante para países como o Nepal ou o Peru, "que têm uma rede sísmica dispersa, ou sistemas de alerta ou nenhum destes [sistemas] – mas que têm milhões de utilizadores de smartphones".
Explica a empresa que esta aplicação "grava continuamente dados num acelerómetro" – um dispositivo usado para medir a aceleração própria – desde que o telemóvel esteja ligado a uma rede de internet sem fios (wi-fi).
Caso um sismo se confirme, este envia dados correspondentes a cinco minutos – um minuto antes do tremor e quatro depois – para o centro de Berkeley.
Apesar de um acelerómetro ser menos sensível que um sismógrafo, a Deutsche Telekom diz que a sua "falta de sensibilidade" é compensada pela "omnipresença" possível, dada a utilização massiva deste tipo de telefones inteligentes. Todavia, esta app é capaz de "registar sismos com uma magnitude superior a 5 – aqueles que fazem estragos – a 10 quilómetros", diz este comunicado.
Por fim, a empresa acrescenta que o MyShake utiliza pouca bateria, o que não "restringe o utilizador" do dispositivo.