Notícia
Sismo de magnitude 7.7 atinge Afeganistão, Índia e Paquistão
Um forte sismo, com uma magnitude de 7.7 na Escala de Richter, abalou esta segunda-feira a região hindu de Kush, no Afeganistão, sendo também sentido fortemente na Índia e Paquistão, indicou o European-Mediterranean Sismologic Center (EMSC).
Segundo o EMSC, o tremor de terra ocorreu a 190 quilómetros de profundidade às 14h09 locais (09h09 em Portugal) e o epicentro localizou-se numa zona remota do leste do Afeganistão, 260 quilómetros a noroeste de cidade paquistanesa de Peshawar (centro-oeste do Paquistão).
Segundo noticia também a France Presse, o sismo, com a duração de cerca de um minuto, foi sentido também em Cabul, Islamabad (Paquistão) e Nova Deli (Índia).
Shah Wali Abib, governador de Badakhshan, deu conta de pelo menos 400 casas destruídas na sua província, assinalando as dificuldades de comunicar com a zona devido aos danos nas redes de comunicação.
Segundo a agência Reuters, pelo menos, 100 pessoas morreram na sequência do terramoto, 24 afegãos e 76 paquistaneses.
Em Cabul, e na sequência do sismo, o Governo afegão colocou em estado de alerta todos os hospitais do país, não adiantando qualquer outra informação sobre vítimas ou danos materiais.
Em 2005, o Paquistão foi atingido por um sismo de magnitude 7.6 que provocou a morte de mais de 75 mil pessoas. Em Abril deste ano, um dos maiores sismos de que há registo atingiu o Nepal, provocando a morte de nove mil pessoas.
"Esperamos que o número de vítimas não seja tão alto [como no sismo de 2005], pois o epicentro foi muito profundo", indicou um responsável da autoridade paquistanesa de gestão das catástrofes naturais que não quis ser identificado, segundo a agência Lusa.
(Notícia actualizada às 13h36 com o número de vítimas do sismo)