Notícia
Microsoft prepara-se para nomear Nadella CEO e pondera substituir Gates
A Microsoft deverá nomear o actual responsável pelas áreas de empresa e “cloud”, Satya Nadella, presidente executivo. E está a discutir a substituição de Bill Gates enquanto presidente do conselho de administração, avança a Bloomberg.
A Microsoft está a preparar a substituição de Steve Ballmer, que em Agosto anunciou que pretendia sair dentro de um ano. A Bloomberg revela que Satya Nadella (na foto) será o seu substituto, segundo fontes ligadas ao processo.
Nadella entrou na Microsoft em 1992 e já desempenhou cargos de liderança em várias unidades: serviços de “cloud”, servidores, motores de busca e aplicações para empresas.
Nadella deverá ser assim o próximo presidente executivo da Microsoft, depois de o final de Agosto, Steve Ballmer ter revelado a sua pretensão de abandonar a liderança da empresa no espaço de 12 meses. Na altura, em comunicado, Ballmer referia que a sua retirada “acontece no meio da nossa transformação numa empresa de aparelhos e serviços, focada no apoio aos clientes nas actividades em que estes são melhores”. “Necessitamos de um CEO que permaneça aqui no longo termo, nesta nova direcção”, rematou.
Bill Gates também pode estar de saída
Mas a Microsoft poderá não terminar as suas mudanças no CEO. A Bloomberg revela que a empresa está a ponderar substituir Bill Gates na presidência do conselho de administração.
As fontes consultadas pela Microsoft revelam que o nome mais próximo é o de John Thompson, responsável pela unidade de “search”. A agência de informação adianta que Bill Gates poderá manter um papel activo na vida da empresa, o que vai depender do conselho de administração e do novo CEO.
As mesmas fontes adiantam que os planos de substituição ainda não estão fechados.
Ainda assim, a saída de Bill Gates já tem feito correr tinta na imprensa. Ainda em Outubro, foi noticiado que três dos 20 accionistas principais da Microsoft estão a pressionar o conselho da empresa, no sentido deste afastar Bill Gates como “chairman” da empresa, após 38 anos da sua fundação.