Notícia
Macron anuncia 1.500 milhões para tornar França líder em Inteligência Artificial
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta quinta-feira um ambicioso plano de investimento de 1.500 milhões de euros para tornar França um líder mundial na Inteligência Artificial (IA).
Na apresentação da estratégia para reduzir o atraso da Europa em relação aos EUA e à China nesta área, Macron indicou que este plano a cinco anos irá dar prioridade a projectos em conjunto com a Alemanha.
O plano prevê que a França flexibilize as regras para as experiências e ofereça incentivos para atrair investigadores, embora com os limites impostos pelas regras europeias sobre privacidade.
Depois de se ter deixado atrasar nas revoluções da internet e da robótica, França pretende estar na linha da frente na Inteligência Artificial.
Empresas como a Samsung, a DeepMind e a Fujitsu anunciaram planos para expandir as suas instalações de investigação em IA na região de Paris.
A ministra alemã da Educação e da Investigação, Anja Karliczek, discursou antes de Macron, sublinhando que os dois países precisam de cooperar para explorar as oportunidades da IA.
"Queremo-nos manter na linha da frente do desenvolvimento. As empresas alemãs e francesas devem enfrentar a forte concorrência da China e dos EUA", frisou.