Notícia
Projectos de investimento estrangeiro em França atingem máximo de 10 anos
França registou quase 1.300 novos projectos de investimento estrangeiro no ano passado, uma subida de 16% face a 2016 e o valor mais elevado numa década.
Os dados divulgados esta terça-feira pela Business France, organismo público que tutela a internacionalização da economia gaulesa, revelam que o país acolheu 1.298 novos projectos de investimento estrangeiro em 2017.
Os EUA são o maior investidor estrangeiro, sendo França o segundo destino europeu mais procurado pelos norte-americanos, apenas atrás do Reino Unido.
No ano passado, o investimento externo na economia gaulesa criou 26.400 empregos, mais 6% do que em 2016. Adicionalmente, este investimento permitiu a manutenção de cerca de sete mil postos de trabalho.
O crescimento económico mundial e o bom desempenho da economia francesa – o PIB cresceu 2% - ajudaram à forte subida do investimento estrangeiro.
França terá beneficiado também da anunciada saída do Reino Unido da União Europeia (UE). O Brexit terá desviado parte do investimento externo da economia britânica para a gaulesa.
A estabilidade política após a eleição do presidente francês, Emmanuel Macron, poderá ser outro factor a influenciar o "boom" no investimento estrangeiro.
Na semana passada, Macron anunciou um ambicioso plano de investimento de 1.500 milhões de euros para tornar França um líder mundial na Inteligência Artificial (IA).