Notícia
Lenovo estuda compra da BlackBerry
A maior fabricante de computadores pessoais do mundo assinou um acordo de confidencialidade para ter acesso às contas da tecnológica canadiana. Notícia confirma que chineses estão a considerar comprar a BlackBerry.
A chinesa Lenovo assinou um acordo de confidencialidade com a BlackBerry de forma a poder consultar as contas da empresa, avança o “Wall Street Journal”. Confirma-se assim que a maior fabricante de computadores pessoais do mundo está a ponderar a compra da empresa que foi pioneira no mercado de “smartphones”.
O interesse da empresa chinesa na BlackBerry não é novo. A Lenovo é, aos olhos do banco do banco de investimento Jefferies, o comprador mais disponível" para a companhia canadiana. A Jefferies recorda, no entanto, "que o Governo norte americano poderá bloquear a aquisição tendo por base o argumento da segurança nacional”.
A BlackBerry já foi líder do mercado de “smartphones”. O primeiro modelo do grupo, vendido em 1999, foi um sucesso no mundo empresarial, através do foco na segurança do seu e-mail e das suas mensagens. Contudo, a empresa foi lenta a reagir às alterações do mercado e acabou por perder terreno para gigantes como a Apple e Samsung.
Dados revelados pelo “Financial Times” em Agosto passado, indicavam que os utilizadores da BlackBerry caíram de 79 para 72 milhões nos primeiros seis meses de 2013. No terceiro trimestre, a cotada viu as suas reservas de capital diminuírem 500 milhões de dólares (367 milhões de euros), apesar do lançamento de uma nova gama de aparelhos.