Notícia
Jeffrey Immelt na liderança da Uber?
Semanas depois da saída de Kalanick da Uber, a empresa continua sem um líder formal. Têm surgido notícias sobre possíveis sucessores. A última indica que há uma lista restrita com seis nomes. Um deles será o do homem que está prestes a abandonar a presidência da GE.
Mais de um mês depois da saída de Travis Kalanick do cargo de CEO da Uber, por pressão dos accionistas, ainda não foi anunciado um novo líder para a empresa. Surgiram já notícias que indiciavam algumas possibilidades. E para já são mesmo possibilidades já que a empresa ainda não anunciou publicamente nenhum nome.
Jeffrey Immelt é um dos nomes que consta na lista restrita que a empresa tem em cima da mesa, de acordo com a Bloomberg, que cita duas fontes com conhecimento da questão. Immelt está prestes a abandonar a chefia da norte-americana GE (empresa que opera em vários segmentos como infra-estruturas, tecnologia e serviços financeiros) poderá assim assumir um novo desafio.
Ao fim de quase 16 anos ao leme da GE, Immelt vai passar a pasta a John Flannery. Um gestor que Immelt, em comunicado citado pela CNBC em Junho, defendeu ser "a pessoa certa para liderar a GE de hoje". Flannery, até aqui presidente e CEO da GE Healthcare, vai assumir o cargo de CEO da GE a 1 de Agosto e a partir de 1 de Janeiro do próximo ano vai também acumular o cargo de chairman.
Outro dos nomes que tem circulado na imprensa internacional para a liderança da Uber é de Meg Whitman, que esta semana saiu da administração da HP. Whitman era a presidente do conselho de administração da HP desde a separação da HP Inc. e da Hewlett Packard Enterprise, em Novembro de 2015, em duas entidades distintas. Whitman é CEO da Hewlett Packard Enterprise, cargo que mantém, e era "chairman" da HP Inc., cargo que agora deixa.
Contudo, Meg Whitman já negou vir a vir a ser a próxima CEO da Uber, escreve o TechCrunch. A líder da HP socorreu-se do twitter para tornar pública a sua posição. Esclarecendo que "não costuma comentar rumores", Meg Whitman assinala que está "completamente comprometida" com a HP e vai continuar a liderar a empresa.
"Temos ainda muito trabalho a fazer na Hewlett Packard Enterprise e não vou a lado nenhum. O CEO da Uber não vai ser Meg Whitman", acrescentou.
(3/3) We have a lot of work still to do at HPE and I am not going anywhere. Uber's CEO will not be Meg Whitman.
— Meg Whitman (@MegWhitman) 28 de julho de 2017
A administração da Uber vai reunir-se na próxima quinta-feira. Contudo, não é expectável que desse encontro vá sair uma decisão sobre o novo CEO da empresa, de acordo com uma fonte da Bloomberg. O início de Setembro é altura em que pode ser conhecido um novo líder para a Uber.