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"iPhone" dos cigarros eletrónicos chega a Portugal em outubro
A Juul Labs lança em Portugal o seu cigarro eletrónico, que é apelidado do "iPhone" destes produtos, em outubro. Os dispositivos e as cápsulas poderão ser comprados em quatro mil pontos de venda em todo o território continental.
Na apresentação realizada esta quinta-feira em Lisboa, o diretor geral da empresa em Portugal escusou-se a revelar os valores do investimento com a entrada no mercado nacional, referindo apenas que este "já foi reforçado" tendo em conta o interesse demonstrado pelo produto.
E, frisou Nelson Patrício, o "posicionamento da empresa em Portugal é idêntico ao dos restantes mercados onde está presente: somos um produto destinado a adultos fumadores, não se destina a não fumadores ou a jovens".
A apresentação em Portugal ocorre um dia depois de Donald Trump ter indicado que iria banir os cigarros eletrónicos com sabores nos EUA, sendo que a Juul apresenta oito tipos diferentes de cargas, que designa por Juul Pods, dos quais seis têm sabores, como menta, manga, pepino e baunilha.
Em Portugal, revelou Nelson Patrício, serão disponibilizados quatro sabores: tabaco, baunilha, menta e manga. No mercado nacional, o "starter kit", que inclui o dispositivo e quatro Juul Pods – um de cada sabor – custará 34,99 euros, enquanto os kits de recarga de 4 pods terão um preço de 11,99 euros e o de dois pods de 6,99 euros. As cápsulas, ou pods, à venda apresentam dois níveis diferentes de nicotina: 9 mg/ml e 18 mg/ml.
Grant Winterton, presidente da Juul Labs para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA), referiu que a escolha do mercado português se deveu "em grande medida" ao facto de o país apresentar uma taxa de fumadores elevada, calculando-se que existam 1,6 milhões de fumadores adultos em Portugal.
"A nossa missão é contribuir para a redução do número de fumadores em todo o mundo, que atualmente ronda os mil milhões de pessoas", defendeu.
A Juul Labs foi fundada por Adam Bowen e James Monsees em 2015, tendo os primeiros dispositivos chegado ao mercado norte-americano no verão desse ano. Em junho do ano passado, a empresa angariou 1,2 mil milhões de dólares numa ronda de financiamento, avaliando a companhia em mais de 16 mil milhões de dólares.
A startup faturou cerca de dois mil milhões de dólares no ano passado.