Notícia
iPhone 13 chega ao mercado com maior área de ecrã e novas cores
A Apple oficializou os novos modelos da linha iPhone, na habitual apresentação de setembro. As pré-vendas arranca esta sexta-feira, dia 17, com a chegada ao mercado marcada para 24 de setembro.
A Apple já desvendou os novos modelos da linha iPhone, que chegará ao mercado em dois tamanhos, através do iPhone 13 e do iPhone 13 Mini. Além destes modelos base, também a linha Pro conta com novidades, sendo possível encontrar neste segmento os dois modelos mais dispendiosos.
A inclusão de um novo processador, o A15, é comum aos novos modelos. Já no caso do iPhone 13 e do 13 Mini existe mo exterior a promessa de uma maior área de ecrã e ainda cinco cores.
No que diz respeito ao software na área do vídeo, está prometido um novo modo de captação de vídeo, que pede "emprestada" uma técnica à sétima arte. Em linhas gerais, permite alternar rapidamente o ponto a focar durante a gravação de vídeo, permitindo "brincar" entre um objeto ou pessoa mais perto da lente ou no fundo da imagem. A transição é feita de forma automática, mas o próprio utilizador também consegue ter controlo manual naquilo que quer focar.
À semelhança da apresentação do ano passado, onde a empresa lançou o primeiro iPhone com conectividade 5G, também este ponto merece atenção no iPhone 13. A Apple frisa que continua a expandir a colaboração com operadores, chegando agora a 200 parceiros.
No que diz respeito à bateria, a Apple promete mais 90 minutos de utilização em comparação com o iPhone 12.
O iPhone 13 tem um ecrã de 6,1 polegadas; já o 13 Mini é, como indica o nome, mais pequeno, com 5,4 polegadas. Ambos os modelos têm um ecrã OLED.
Os modelos mais dispendiosos: iPhone 13 Pro e 13 Pro Max
À semelhança daquilo que tem marcado os lançamentos da linha iPhone nos últimos anos, também este ano a linha Pro, a mais dispendiosa, conta com dois modelos.
Mais uma vez, o modelo Pro Max será o maior da linha, com 6,7 polegadas. Em comparação, o modelo Pro é ligeiramente menor, com 6,1 polegadas.
Para diferenciar a linha Pro dos restantes modelos apresentados, não só as opções de cores são ligeiramente diferentes, mas também o conjunto de câmaras disponível neste equipamento é diferente. Estes modelos vão ter um sistema composto por três câmaras - "ultra wide", "wide" e "telephoto".
Como é habitual neste tipo de apresentações, também no que toca à linha Pro há promessas de uma maior duração da bateria. No caso do Pro Max, a diferença rondará as duas horas e meia face ao modelo anterior.
Nos EUA, o preço do 13 Pro arranca nos 999 dólares e o 13 Pro Max nos 1.099 dólares. Pela primeira vez, haverá uma versão com 1 TB de espaço, mas apenas na linha Pro.
Todos os equipamentos da linha 13 estarão disponíveis para pré-venda a partir desta sexta-feira, dia 17, com disponibilidade a partir de 24 de setembro.
Com a entrada em cena dos novos modelos iPhone 13, a linha completa dos smartphones da tecnológica norte-americana passa assim a ser composta pelo iPhone SE, iPhone 11 e iPhone 12.
(notícia atualizada às 20h20)