Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Intel e Alemanha chegam a acordo: 10 mil milhões em apoio estatal em troca de mais investimento

Empresa norte-americana Intel vai investir cerca de 30 mil milhões de euros na mega-fábrica de componentes eletrónicos em território alemão.

Amir Cohen/Reuters
19 de Junho de 2023 às 20:40
  • 13
  • ...
O governo alemão e a norte-americana Intel chegaram a acordo quanto a um aumento de subsídios para a construção de uma fábrica de componentes eletrónicos em território alemão. A notícia, avançada pela Bloomberg, surge depois de, em abril, o Executivo germânico ter dito que só estava disposto a aumentar o valor dos apoios públicos se a norte-americana reforçasse o investimento na mega-fábrica, que vai ficar localizada em Magdeburgo. E foi isso mesmo que terá acontecido.

No total, confirmaram fontes conhecedoras do processo, o valor em subsídios rondará os 10 mil milhões de euros, acima dos 6,8 mil milhões inicialmente acordados. E, da parte da Intel, o investimento rondará agora os 30 mil milhões de euros, acima dos 17 mil milhões previstos, confirmou a própria.

A norte-americana frisou há vários meses a necessidade de um aumento do apoio estatal, justificando o pedido com os custos mais elevados de construção e da energia.

No total, serão duas as fábricas de produção de chips da Intel na Alemanha, sendo que a previsão é de que a primeira entre em produção em quatro a cinco anos após a aprovação da Comissão Europeia.

"O acordo de hoje é um passo importante para a Alemanha, enquanto local de produção de alta tecnologia - e para a nossa resiliência", afirmou o chanceler alemão, Olaf Scholz, sublinhando que se trata "do maior investimento estrangeiro direto" de sempre.

Esta fábrica é fundamental para os planos da Alemanha e da União Europeia de fortalecerem a capacidade de produção do Velho Continente nesta área.
Ver comentários
Saber mais Intel Alemanha Magdeburgo empresas chips semicondutores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio