Notícia
Henrique Moreira substitui Abel Mesquita na administração da Glintt
Não são apresentadas razões para a renúncia do administrador da Glintt, Abel Mesquita, que se encontrava no cargo desde 2008. A escolha de Henrique Moreira para o substituir foi tomada por unanimidade.
Houve uma saída da administração da Glintt. Abel Mesquita pediu a renúncia ao cargo. Mas o conselho continuará a contar com nove membros. Henrique Moreira foi já cooptado para ocupar o cargo de vogal.
O conselho de administração da empresa liderada por Francisco Mira Godinho "deliberou por unanimidade cooptar o sr. Henrique Augusto Pereira Moreira para o exercício do cargo de vogal do conselho de administração da Glintt até ao termo do mandato em curso (2014-2016)", aponta o comunicado enviado pela Glintt através do site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
A renúncia de Abel Mesquita foi apresentada na reunião da manhã desta terça-feira, 16 de Setembro. Não são avançados os motivos para esta decisão, através da qual o administrador com funções não executivas deixa um cargo que ocupava desde 6 de Junho de 2008. Contactada pelo Negócios, a empresa explica "a renúncia de Abel Mesquita, visou, exclusivamente, permitir a cooptação, nos termos estatutários, de Henrique Pereira Moreira como administrador da Glintt".
Com a substituição hoje decidida, o conselho de administração da Glintt continuará a contar com nove membros, sob a presidência de Luís Rodrigues Matias. O cargo de presidente da comissão executiva, o órgão que gere a empresa quotidianamente, continua a ser Francisco Mira Godinho.
Licenciado em Direito em Coimbra, Abel Mesquita ocupou a presidência da Alliance Healthcare e a administração da Farminveste (a Farminveste 3 – Gestão de Participações detém a maioria do capital da Glintt, com uma posição de 49,7%). É sócio da PLMJ e manterá as funções que exerce na ANF, a principal accionista da Glintt.
Já Henrique Pereira Moreira está na direcção de empresas participadas da Glintt desde 2011. No passado tem a presença na Direcção-Geral das Contribuições e Impostos e foi administrador hospital em São João e na Cruz Vermelha. É dirigente na Associação Nacional das Farmácias desde 1996.
A Glintt é uma empresa de tecnologia, oferecendo serviços para a área de farmácia mas também consultoria. A empresa obteve lucros de 658 mil euros no primeiro semestre de 2014.
(Notícia actualizada com razões da demissão e currículum de Henrique Pereira Moreira pelas 11h00 de dia 17 de Setembro)