Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook vai multiplicar por 20 retorno de companhias que investiram na Oculus

Há menos de um ano, em Junho, as empresas de capital de risco Spark Capital e Matrix Partners investiram na Oculus. Voltaram a fazê-lo em Dezembro passado. Na operação anunciada pelo Facebook, as participações das duas companhias está avaliada vinte vezes acima do investido.

Bloomberg
26 de Março de 2014 às 16:37
  • ...

Ao anunciar a aquisição da quase desconhecida Oculus, o Facebook deu uma boa notícia às empresas gestoras de investimentos que colocaram dinheiro na fabricante de óculos de realidade virtual há menos de um ano. 

 

Em Junho do ano passado, a Spark Capital e a Matrix Partners chegaram a um acordo para investir na Oculus. Os seus investidores passaram até a integrar o conselho de administração da empresa da Califórnia, conforme aponta o comunicado emitido na altura.

 

Seis meses depois, em Dezembro, as duas companhias voltaram a investir mais dinheiro na empresa, que ainda não disponibilizou o seu primeiro produto aos consumidores, integrando um grupo de investidores liderados pela Andreessen Horowitz. Não é público quanto terá sido injectado em nome individual por cada uma destas empresas de capital de risco (companhias que investem em empresas em fases de crescimento). De acordo com as indicações de então, o investimento global dessa altura atingiu os 75 milhões de dólares (54 milhões de euros).

 

De acordo com fontes anónimas conhecedoras dos processos, citadas pela agência de informação Bloomberg, o investimento individual de cada uma das gestoras Spark e Matrix, no conjunto das duas fases do acordo, terá sido de 19 milhões de dólares (13,7 milhões de euros). A agência não revela o valor investido individualmente pela Andreessen Horowitz.

 

Depois das referidas apostas, a Spark Capital, a Matrix Partners e a Andreessen Horowitz ficaram, cada uma, com uma posição em torno de 17% da fabricante da Oculus Rift.

 

Tendo em conta que o negócio pretendido pelo Facebook avalia a empresa em 2,3 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros), cada uma das participações destas três gestoras está em torno de 380 milhões de dólares (275 milhões de euros). É comparando esse valor ao investimento inicial de 19 milhões da Spark e da Matrix que a Bloomberg conclui que a operação atribui um retorno de 20 vezes àquelas duas empresas. Não se conhecendo a injecção da Andreessen Horowitz, não é possível calcular o seu retorno.

 

A participação destas companhias foi a segunda fase da procura de investimento por parte da Oculus, que resultou de uma ideia do seu fundador numa garagem norte-americana. Essa primeira busca de investimento veio da campanha de financiamento colectivo em 2012, onde conseguiu 2,4 milhões de dólares (1,7 milhões de euros).

 

De acordo com a Oculus, a Spark Capital tem na sua carteira um passado com investimentos em tecnológicas como o Twitter ou o Tumblr. A Matrix colocou dinheiro na Apple, por exemplo.

Ver comentários
Saber mais Facebook Oculus Mark Zuckerberg Oculus Rift
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio