Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook já vai em mais de 40 aquisições avaliadas em 21 mil milhões de dólares

Anúncio da compra da Oculus, fabricante de realidade virtual, vem juntar-se às mais de 40 operações de concentração da história do Facebook.

26 de Março de 2014 às 17:44
  • 3
  • ...

Entre anúncios de aquisição ou compras já concluídas, são mais de 40 aquelas que o Facebook já fez na sua década de vida. A última foi revelada ontem, 25 de Março. São pouco mais de 2 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros), suficientes para fazer crescer o valor global das fusões e aquisições aos 21 mil milhões (15 mil milhões de euros).

 

“Facebook vai comprar a Oculus”. É este o título do comunicado publicado no site da dona da rede social, numa operação que visa a compra de todo o capital da empresa, avaliada em 2,3 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros). “Aquisição posiciona o Facebook para acelerar o crescimento da Oculus nos jogos, nas comunicações e nas novas experiências sociais”, explica.

 

Pouco mais de um mês antes, o título de outro comunicado publicado no site do Facebook não é muito diferente. “Facebook vai comprar a WhatsApp”. Nessa altura, a aquisição da aplicação de mensagens instantâneas foi anunciada por 16 mil milhões de dólares (11,6 mil milhões de euros).

 

Foi um recorde num sector em que as fusões e aquisições são inúmeras e frequentes. Como escreveu o Negócios, o facto de gerarem vários milhares de milhões de dólares permite que os gigantes como o Facebook, Google ou Apple comprem empresas já com algum desenvolvimento ou na sua fase embrionária (start-ups). Escusam de iniciar elas próprias a investigação de determinados produtos e compram ferramentas já “feitas”.

 

No caso do Facebook, e de acordo com a base de dados da Bloomberg, o número de compras realizadas pela empresa liderada por Mark Zuckerberg já superou as 40.

 

O Instagram, rede social de partilha de fotografias, é um exemplo. Foram mil milhões de dólares em 2012. Também se conta o FriendFeed ou o domínio de conta de site FB.com, que estava entregue à American Farm Bureau Federation. Muitas das compras mais recentes são vistas como o caminho percorrido para que a empresa reforce a sua presença no mercado de telemóveis. Tendo em conta a Oculus, desconhecida entre o grande público até aqui (ao ponto de ter levado a um enganado na negociação de acções em bolsa de outra empresa também chamadas Oculus) esta é até uma estreia no mundo do “hardware” de fácil utilização. 

Ver comentários
Saber mais Facebook Mark Zuckerberg Oculus
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio