Notícia
Facebook já vai em mais de 40 aquisições avaliadas em 21 mil milhões de dólares
Anúncio da compra da Oculus, fabricante de realidade virtual, vem juntar-se às mais de 40 operações de concentração da história do Facebook.
- 3
- ...
Entre anúncios de aquisição ou compras já concluídas, são mais de 40 aquelas que o Facebook já fez na sua década de vida. A última foi revelada ontem, 25 de Março. São pouco mais de 2 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros), suficientes para fazer crescer o valor global das fusões e aquisições aos 21 mil milhões (15 mil milhões de euros).
“Facebook vai comprar a Oculus”. É este o título do comunicado publicado no site da dona da rede social, numa operação que visa a compra de todo o capital da empresa, avaliada em 2,3 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros). “Aquisição posiciona o Facebook para acelerar o crescimento da Oculus nos jogos, nas comunicações e nas novas experiências sociais”, explica.
Pouco mais de um mês antes, o título de outro comunicado publicado no site do Facebook não é muito diferente. “Facebook vai comprar a WhatsApp”. Nessa altura, a aquisição da aplicação de mensagens instantâneas foi anunciada por 16 mil milhões de dólares (11,6 mil milhões de euros).
Foi um recorde num sector em que as fusões e aquisições são inúmeras e frequentes. Como escreveu o Negócios, o facto de gerarem vários milhares de milhões de dólares permite que os gigantes como o Facebook, Google ou Apple comprem empresas já com algum desenvolvimento ou na sua fase embrionária (start-ups). Escusam de iniciar elas próprias a investigação de determinados produtos e compram ferramentas já “feitas”.
No caso do Facebook, e de acordo com a base de dados da Bloomberg, o número de compras realizadas pela empresa liderada por Mark Zuckerberg já superou as 40.
O Instagram, rede social de partilha de fotografias, é um exemplo. Foram mil milhões de dólares em 2012. Também se conta o FriendFeed ou o domínio de conta de site FB.com, que estava entregue à American Farm Bureau Federation. Muitas das compras mais recentes são vistas como o caminho percorrido para que a empresa reforce a sua presença no mercado de telemóveis. Tendo em conta a Oculus, desconhecida entre o grande público até aqui (ao ponto de ter levado a um enganado na negociação de acções em bolsa de outra empresa também chamadas Oculus) esta é até uma estreia no mundo do “hardware” de fácil utilização.