Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ericsson e Telefónica juntas pelo 5G

A sueca Ericsson e a empresa de telecomunicações espanhola Telefónica firmaram uma parceria para o desenvolvimento da tecnologia 5G. As empresas vão apoiar iniciativas para a investigação, debate e testes de campo.

5 - Telefónica – Telecomunicações
Rolf Vennenbernd
17 de Fevereiro de 2016 às 17:40
  • ...

A Ericsson e a Telefónica anunciaram uma parceria que visa o desenvolvimento de uma rede 5G (quinta geração de sistemas "wireless"), escreve esta quarta-feira, 17 de Fevereiro, o jornal espanhol Expansión.

 

As duas empresas vão focar-se principalmente no programa da Comissão Europeia Horizonte 2020, que tem o objectivo de promover a investigação e a inovação dentro da Europa.

 

Com esta parceria, a Ericsson e a Telefónica vão desenvolver em conjunto uma plataforma para o uso e implementação dos sistemas "wireless" para o 5G e da rede de quinta geração, baseando-se numa arquitectura de rede virtualizada, explica o Expansión.

 

Esta colaboração entre as duas empresas já se iniciou com a criação do primeiro laboratório 5G por parte da Telefónica e do Instituto IMDEA Networks, em Espanha, em que a Ericsson foi a primeira fabricante a unir-se a esta iniciativa.

 

O director de tecnologia da Ericsson, Ulf Ewaldsson, refere, citado pelo Expansión, que o 5G está em "constante evolução" e que a transição será gradual, já que o desenvolvimento total dos sistemas comerciais para o 5G não se espera antes de 2020. "Estamos orgulhosos de nos associarmos à Telefónica para liderar este projecto", referiu Ulf Ewaldsson.

 

Já o director global de tecnologia do grupo Telefónica, Enrique Blanco, acrescentou que "através deste acordo vamos ser capazes de testar as funções e serviços da rede que passarão a fazer parte das redes 5G no futuro próximo".

 

A rede 5G deverá estar disponível em pleno a partir de 2020 e, de acordo com os testes da Huawei, irá permitir velocidades de internet muito superiores, na ordem dos 3,6 Gb/s.

Ver comentários
Saber mais Ericsson Telefónica telecomunicações 5G internet
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio