A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Elevadores do futuro vão poder deslocar-se na horizontal

Durante 150 anos, os elevadores limitaram-se a andar para cima ou para baixo, mas agora há uma empresa alemã que quer dar mais direcções aos elevadores e fazer com que andem também para os lados.

Bloomberg
04 de Novembro de 2015 às 19:00
  • 1
  • ...

A Thyssenkrupp vai apresentar esta quinta-feira, 5 de Novembro, uma tecnologia à base de ímans que vai permitir que os elevadores se movam também horizontalmente, para a esquerda e para a direita, escreve a Bloomberg.

 

Este sistema que a ThyssenKrupp quer introduzir vai ser capaz de mover cabinas de elevadores em diferentes direcções. A empresa vai apresentar este sistema esta quinta-feira em Gijón, Espanha, com um modelo em miniatura de 10 metros.

 

Esta tecnologia é apelidada de levitação magnética, tem por base os comboios de alta velocidade e não depende de cabos. A empresa alemã diz que este sistema permite que haja várias cabinas de elevadores no mesmo eixo, o que pode aumentar a capacidade dos elevadores em 50%.

 

O grupo industrial tem feito os estudos na cidade alemã de Rottweil, numa torre de 246 metros que vai eventualmente abrir ao público. A ThyssenKrupp explica que esta tecnologia é ideal para edifícios com mais de 300 metros.

 

"O conceito é convincente", disse o analista do banco alemão Commerzbank Ingo Martin Schachel. "Se a tecnologia conseguir estar disponível no mercado a preços competitivos, pode oferecer grandes oportunidades", assegurou.

 

Com a população mundial a mudar-se para as cidades e os edifícios a tornarem-se cada vez mais altos, a ThyssenKrupp está a apostar nos elevadores, um segmento que representa mais de metade dos lucros da empresa, de acordo com a Bloomberg.

 

A empresa alemã, que diz que já recebeu cerca de 30 manifestações de interesse pela tecnologia, garante que "a era dos elevadores dependentes de cabos terminou".

Ver comentários
Saber mais ThyssenKrupp tecnologia elevadores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio