Notícia
Bruxelas deu ‘luz verde’ à compra da Alcatel-Lucent pela Nokia
A Comissão Europeia aprovou a aquisição da Alcatel-Lucent pela Nokia. O negócio, avaliado em 15,5 mil milhões de euros, vai criar o maior fabricante mundial de equipamentos que permitem o acesso às redes.
A Comissão Europeia deu ‘luz verde’ à aquisição da Alcatel-Lucent pela finlandesa Nokia, uma operação avaliada em 15,5 mil milhões de euros e que irá criar o maior fabricante mundial de equipamentos que permitem o acesso às redes, como as antenas que transmitem as chamadas móveis e a transmissão de dados.
A Ericsson e a Huawei, "que a par com a Nokia são os principais players do mercado", e a chinesa ZTE and e a Samsung são alguns dos exemplos destacados pela Comissão Europeia no mesmo documento.
Bruxelas sublinha ainda que analisou" igualmente a possibilidade de a transacção tornar os mercados em causa mais susceptíveis entre os restantes concorrentes"."No entanto, a Comissão concluiu que a operação não iria alterar significativamente a estrutura do mercado, em especial dada a importância da inovação tecnológica e da falta de transparência nos mercados em causa.
A compra da Alcatel-Lucente pela Nokia tinha sido notificada na Comissão Europeia no dia 19 de Junho.
A nova empresa chamar-se-á Nokia e terá Rajeev Suri (na foto) como CEO. Já o presidente não executivo da empresa será Risto Siilasmaa. Os accionistas da Alctel terão 33,5% da nova empresa e, os da Nokia, 66,5%.