Notícia
Blip quer recrutar "geeks" insatisfeitos
A empresa do Porto lançou uma campanha em que sugere aos engenheiros desmotivados que "virem a mesa" na empresa em que trabalham. Um terço dos quadros tecnológicos portugueses sentem-se desvalorizados.
A Blip arrancou esta sexta-feira, 15 de Janeiro, com uma campanha de marketing de guerrilha com o objectivo de recrutar profissionais da área da engenharia informática, programação e software, especialmente seniores, que estejam desmotivados ou insatisfeitos no seu actual emprego. No seu site tem actualmente uma dezena de vagas disponíveis.
Denominada "Flipping Tables", a campanha apela a "uma manifestação de revolta" por parte dos engenheiros aborrecidos com o seu trabalho, visando "captar a atenção" dos profissionais do sector e "desafiá-los a ‘virar a mesa’, ou seja, a vir conhecer a Blip", explicou ao Negócios o director criativo da Bazooka, Flávio Gart.
"A mensagem-chave da campanha é simples e directa: ‘Before you flip, come to Blip’. Este conceito é explorado num vídeo/caricatura, ao melhor estilo deprimente e humorístico de ‘The Office’, [uma série televisiva] em que a personagem principal se vê confrontada com uma série de problemas e contrariedades bastante comuns no sector informático", detalhou o responsável da agência criativa. O vídeo foi produzido pela Filmes da Mente.
Um barómetro de TI da Michael Page, divulgado em Novembro, mostrou que um em cada três profissionais portuguesas da área das tecnologias de informação queixa-se de falta de reconhecimento nas empresas. Apenas 64% sentem que o seu trabalho é valorizado e, entre estes, quase metade sustenta receber apenas um reconhecimento verbal por parte das chefias.
A oferta salarial (70%), a definição e responsabilidades das funções (60%) e a evolução na carreira (58%) são apontados como os factores que assumem maior peso na aceitação de uma proposta de emprego por partes destes profissionais. A imagem e reputação da empresa e a sua dimensão surgem no fundo dos factores que pesam nessa decisão, mostrou o estudo sectorial desta empresa de recrutamento.
Com escritórios na Trindade, no centro histórico do Porto, a Blip emprega actualmente 230 pessoas, sendo que 120 foram contratadas no último ano. Comprada em 2012 pela gigante britânica Betfair, a empresa tecnológica liderada por Hélder Martins é uma presença assídua nas listas de melhores empregadores no país.
Esta é a segunda vez que a Bazooka trabalha com a empresa, depois de em 2013 ter criado a campanha "Women Friendly". O vídeo divulgado há quase três anos, que teve mais de 200 mil visualizações no YouTube, reclamava que a Blip tinha uma percentagem de engenheiras informáticas e programadoras superior à média do mercado. Actualmente as mulheres pesam cerca de 35% no total de colaboradores.